Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Famosos devem contar ou esconder suas cirurgias estéticas?

O que não funciona é enganar sobre os procedimentos realizados

Gleici Damasceno, Bianca Andrade (Boca Rosa), Eliezer e Camila Loures - Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em março do ano passado, a campeã do BBB 18, Gleici Damasceno, participou do Encontro (Globo) para comentar o BBB 21. Ninguém tocou no assunto, mas os fãs que assistiam ao programa perceberam que o rosto de Gleici estava muito diferente por causa de uma mudança em seu nariz.

E estavam certos. No final de 2020, Gleici procurou uma clínica para fazer uma série de procedimentos estéticos, como rinomodelação e harmonização facial, mas quis manter o fato em segredo. Porém, no mesmo dia que Gleice foi à Globo, a dentista que fez essas intervenções publicou um "antes e depois" da ex-BBB em uma rede social, sem autorização da paciente, o que não é permitido.

Gleici processou a dentista, alegando que ficou insatisfeita com o resultado e que, por isso, teve que fazer cirurgias corretivas, incluindo uma rinoplastia, mas perdeu a ação e acabou sendo exposta.

Outro caso famoso de esconder procedimentos estéticos foi o da Boca Rosa que, em 2017, no intervalo de uma entrevista ao vivo, sem saber que ela continuava "on" no Facebook, perguntou a sua mãe o que ela devia dizer se perguntassem sobre ela ter feito uma "lipo". A blogueira, que sempre atribuiu sua perda de peso somente à sua vida saudável, teve que assumir que fez a lipoaspiração junto com a cirurgia de implante de silicone.

No mesmo momento em que eu pesquisava esses casos, entrei no Twitter e vi uma postagem no perfil do meu amigo Gabriel Perline, um dos mais famosos colunistas de entretenimento e celebridades, comentando que a blogueira Camila Loures havia acabado de publicar uma foto na cama de um hospital avisando que tinha feito uma lipo. Perline estranhou porque ela fez uma lipo em janeiro e estamos em outubro, ou seja, duas cirurgias de lipoaspiração no mesmo ano. Nesse caso, Camila, ao contrário de Gleici e Boca Rosa, nunca escondeu nada. Ao contrário. Além de noticiar que fez a cirurgia ainda avisou que iria fazer um Vlog contando tudo. Claro que, muitas vezes, não é só um aviso aos seguidores, existe um compromisso comercial de divulgação dos profissionais envolvidos, do hospital, o que costuma garantir um procedimento gratuito, na base da permuta.

Com a demanda de conteúdo constante nas redes sociais, divulgar qualquer tipo de intervenção estética passou a ser muito comum. Cantores, atores, participantes de reality shows, fazem isso o tempo todo porque sabem que vão virar notícia. Eliezer, ex-BBB e pai do bebê de Viih Tube, é um exemplo disso. Toda vez que ele faz uma mudança no seu visual, vira notícia. Tem páginas e mais páginas de fotos tipo "antes e depois" de Ludmilla, Bruna Marquezine, Viviane Araújo, Anitta. Até mesmo cirurgias íntimas de famosas são noticiadas. Aliás, até mudar a cor de cabelo é tido como "notícia" do mundo das celebridades.

Claro que cada um tem direito de fazer o que quiser com seu corpo, seu rosto e ninguém tem nada com isso. Mas fica a pergunta: os famosos têm obrigação de revelar essas mudanças a seus fãs? E, ao contar, eles prestam um serviço ou um desserviço a seu público, já que acabam influenciando muita gente a fazer o mesmo?

As respostas ficam em aberto para você. De minha parte, acho que o que não funciona é enganar as pessoas para ter algum benefício. Fazer uma lipo e mentir que fez apenas dieta. Mexer no rosto e alegar que é só truque de maquiagem. Tomar remédio para ficar com o corpo definido e dizer que foi só treino. Porque isso faz com que milhares, milhões de pessoas influenciadas por esse tipo de desinformação busquem algo impossível e fiquem frustradas. Se for contar o resultado, seja verdadeiro ao mostrar o caminho.

Num mundo de tanta falsidade, tanto sofrimento, todos os famosos têm obrigação de ser transparentes e verdadeiros em sua comunicação. É o mínimo que se pode esperar de todos que, afinal, chegaram à fama e ao mundo de privilégios graças a seus fãs.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem