Influenciadores, ninguém aguenta mais tanta falsidade
Como vídeos e fotos nas redes sociais ficam entre a realidade e a ficção
Outro dia entrei no Twitter e vi esse post do @paliacito falando sobre uma famosa ex-BBB e influenciadora digital: "Fico refletindo em como a vida de influencer é falsa. Juro! Passou horas produzindo um vídeo de noivado, tudo roteirizado um momento que era pra ser natural entre duas pessoas virou um curta."
A "noiva" em questão é a modelo Hariany Almeida, que ficou conhecida por ter participado do BBB 19 e por ter sido expulsa uma semana antes da final. Hariany também esteve da edição de 2019 de A Fazenda e desde 2020 namora com o DJ Netto, no caso, o "noivo".
Não sei se você chegou a ver esse vídeo do pedido de noivado de Hariany, mas se não viu eu conto:
Hariany caminha de costas em um quarto de hotel todo branco, cheio de balões vermelhos em forma de coração, por um caminho no chão coberto de pétalas de rosas vermelhas. Ela veste uma saída de praia verde transparente, que deixa ver o biquíni por baixo. Ao som de uma música de amor que ele fez para ela, Hariany pega um buque de flores na mesinha, vai para o terraço onde há uma linda piscina e um mar belíssimo ao fundo, tira a saída de praia, pula na piscina. Corta e vemos uma mão de homem empurrando uma bandeja em forma de coração boiando na água, cheia de frutas. Vemos um cartão da "xxxxx Jóias", um pedido de amor e um anel de noivado. Ele coloca o anel na mão dela, ela mostra o diamante imenso para a câmera, abraça as flores e sorri de olhos fechados.
E, antes que acusem, não estou gongando a menina, que é belíssima, nem o lugar, nem a canção de amor, nem o noivado. O que o internauta e eu questionamos é sobre esse mundo de falsidade que os influenciadores nos mostram. Porque não estamos vendo um momento real da vida deles dois, que foi flagrado por uma câmera de segurança ou registrado por um documentarista. É tudo produzido para resultar nesse clipe de noivado. Tudo pensado, ensaiado, combinado e patrocinado. Não que o amor não seja real, mas é uma novelinha que tem até merchandising da joalheria que fez (ou permutou) o anel. É um tipo de comunicação que fica entre a realidade e a ficção, feito para ganhar likes, para impressionar os seguidores.
Quase tudo o que vemos hoje nos perfis de influenciadores do Instagram, do TikTok, é planejado, muitas vezes de forma profissional. Outro dia mesmo vazou a programação diária da Boca Rosa, que inclui até fotos do seu bebê e frases edificantes. Porque esses perfis são negócios, que rendem muito dinheiro. Mostrar a vida é um trabalho pago e muito bem pago. Não tem nada de errado em fazer isso, mas tem que ficar claro que não é algo espontâneo.
Porque muita gente que passa o dia inteiro seguindo tantas vidas de ricos e famosos acaba acreditando que é tudo verdade, que aquele é o cotidiano daquela gente. Que aqueles corpos, muitas vezes obtidos à base de dietas restritas, de procedimentos estéticos, de muitas cirurgias, são naturalmente possíveis a todos. E por acreditar nessa vida de belas imagens, muita gente se compara com toda essa ilusão e sofre. Sofre porque se acha menor, incapaz de chegar a essa perfeição de sonhos.
Não sei que palavras precisamos usar, que termos precisamos escrever, mas é urgente lembrar a todo momento que quase tudo o que influenciadores nos mostram é produzido. É planejado. É feito para vender produtos, para ganhar likes e seguidores, para gerar engajamento e atrair marcas. Que por trás de cada post há uma intenção. E que aquilo não é a vida real nem para elas mesmas, mas uma encenação. Num mar lamentável de fake news em que vivemos, é só mais uma ilusão.
Vamos viver a verdade, que é na verdade que está a salvação.
Comentários
Ver todos os comentários