Renato Kramer

Fernanda Montenegro volta afiada como Dona Picucha em 'Doce de Mãe'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No episódio de estreia de "Doce de Mãe" (Globo) nesta quinta-feira (30), os filhos de Dona Picucha (Fernanda Montenegro) ficaram frente a um grande dilema familiar.

Dona Picucha (Fernanda Montenegro) já não está mais dando conta de morar sozinha. Os seus quatro filhos resolvem então que ela precisa ir para um asilo. Quem lhe dará esta notícia?

Tudo causado por um desatino de Dona Picucha, que resolve receber em seu apartamento um advogado argentino (o talentoso Júlio Andrade) que vem lhe falar de um terreno que lhe fora deixado pelo seu falecido marido.

Picucha se descuida e o porteño consegue arrancar-lhe uma procuração assinada e sacramentada com todos os seus dados. Quando ela se dá conta, o argentino se foi.

Acontece então uma rápida reunião entre os quatro filhos de Maria Isabel, a Dona Picucha: o impulsivo Silvio (Marco Ricca), a prática dentista Susana (Mariana Lima), o gay antenado Fernando (Matheus Nachtergaele) e a irônica dona de casa Elaine (Louise Cardoso). Eles resolvem informar a mãe de sua decisão.

"Eu quero ir para um asilo!", declara-lhes Picucha antes de ouvir o que eles tinham para lhe dizer. Um pesado silêncio se abate nos quatro. "Por que o silêncio?", pergunta Picucha animada. "Tem lugares maravilhosos, verdadeiros hotéis de luxo. Lá eu vou ter gente da minha idade, recreação, atividades. Eu vou me divertir!", argumenta-lhes a mãe animadíssima.

Crédito: Divulgação/TV Globo A atriz Fernanda Montenegro em cena de "Doce de Mãe"
A atriz Fernanda Montenegro em cena de "Doce de Mãe"

Nesse meio tempo, Picucha ainda descobre, em seus antigos guardados, que o seu finado marido Fortunato teve um caso amoroso com uma babá e teve uma filha desse relacionamento. Picucha vai atrás desta filha e encontra Rosalinda (Drica Moraes), já adulta e formada em medicina: pediatra.

Como pretende deixar o seu apartamento, Picucha resolve alugá-lo para Rosa. Por um preço bem em conta. Tão em conta que os filhos se mostram contra. Mas Dona Picucha acaba convencendo-os de que é o melhor negócio, sem contar-lhes que a moça é sua meia irmã.

O roteiro de Ana Luiza Azevedo, Mauro Wilson e Jorge Furtado —que também é o diretor geral, flui com naturalidade e bastante humor. Os filhos de Dona Picucha estão muito bem delineados, cada qual com as suas características marcantes e bem diversificadas. São ótimos atores.

Drica Moraes entrou para enriquecer a trama com a sua interpretação precisa e envolvente. Destaque também para a participação de Emiliano Queiroz, que aparece na casa de repouso onde Dona Picucha vai parar. Ela resolve animar o pedaço. Sugere um jogo de mímica.

A colega só consegue perceber que o título do trabalho que Picucha se desdobrava para dar a dica com a sua performance era "A Noviça Rebelde Voadora". Picucha fica furiosa com a lerdeza da amiga. "É só 'A Noviça Voadora', sem o Rebelde!", reclama Picucha decepcionada por perder o jogo. E explica.

"Noviça Voadora" era a história de uma freira que voa...ideia de jerico!", queixa-se Picucha.

Fernanda faz uma Picucha encantadora. Cheia de vida, sem dar lugar à depressão e ao cansaço, ela procura viver a vida plenamente, cheia de vontade, cheia de projetos e objetivos a serem alcançados, Absolutamente independente, é ela quem dá as cartas para os quatro filhos. Mesmo antes deles lhe sugerirem ir para um asilo, ela tomou a frente e pediu para ir. Um exemplo de vida. Fernanda está majestosa no papel. Não foi à toa que ganhou o Emmy Internacional como melhor atriz com essa deliciosa personagem.

"Doce de Mãe" irá ao ar em 14 episódios. Imperdíveis.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias