Renato Kramer

Jussara Freire vive uma verdadeira "Odete Roitman" na Record

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Jussara Freire rouba a cena já nos primeiros capítulos da nova novela da Rede Record, "Pecado Mortal".

A Donana vivida por Jussara Freire na trama de Carlos Lombardi já está dando o que falar. Claro que as comparações são sempre inadequadas, mas no universo da teledramaturgia é impossível falar em "vilão" ou "vilã" sem vir à tona de imediato a figura poderosa de Beatriz Segall como Odete Roitman, em "Vale Tudo" (Globo).

Pois a vilania de Donana Vêneto já está demonstrando, ainda na primeira semana da nova novela, que pretende marcar época.

Jussara Freire vestiu a sua personagem com todo o vigor necessário. Atriz talentosa de grande experiência na televisão e no teatro, soube preencher o arquétipo da vilã com riqueza de detalhes. Não ficou apenas na forma, que aliás está perfeita para a personagem, mas deu alma e emoção à cada intervenção sua --por mais pérfida e folhetinesca que pareça.

Carlos Lombardi caprichou na trama. Homens e mulheres misteriosos, com passados suspeitos, filhos roubados, a volta de pesadelos já enterrados, clima de seriado policial e muita ação.


O diretor Alexandre Avancini prometeu "dinâmica de seriado americano" e está cumprindo.

No elenco, bons atores marcam presença: Paloma Duarte (Dorotéia), Vitor Hugo (Picasso), Luiz Guilherme (Michelle), Denise Del Vecchio (Das Dores), e Heitor Martinez (Van Gogh) -- entre tantos outros. Simone Spoladore (Patrícia) e Fernando Pavão (Carlos) têm a difícil tarefa de protagonizar um elenco de peso e ainda driblar o grande embate entre as arqui-inimigas Stella Nolasco (Betty Lago, em boa atuação) e Donana Vêneto (Jussara Freire).

Mas o poder está mesmo com a perigosa Donana! Jussara Freire entra em cena com tudo: as suas falas são vibrantes, o seu olhar é penetrante e verdadeiro e os seus gestos são precisos. Ainda é só o início de "Pecado Mortal", mas pelo andar da carruagem já poderíamos até arriscar que a Donana de Jussara Freire certamente poderá fazer parte da galeria das melhores vilãs da telinha, ao lado de Flora (Patrícia Pillar - A Favorita), Carminha (Adriana Esteves - Avenida Brasil) e da imbatível Odete Roitman (Beatriz Segall - Vale Tudo).

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias