Às vésperas do Halloween, aprenda a fazer variante do homus feito de abóbora
Aproveite para fazer receita depois de esculpir lanterna no vegetal para os filhos
Quem tem filho pequeno ou convive com crianças já entendeu faz tempo: o Halloween, para que muita gente ainda torce o nariz, se incorporou ao calendário brasileiro. Não posso falar por todas as crianças, mas meu filho exige deste precário artesão a manufatura de um jack-o’-lantern –lanterna esculpida na abóbora, com careta fantasmagórica.
O subproduto desse artesanato é a polpa que retirou da fruta. Você já vai jogar fora a casca que virou lanterna, então trate de aproveitar o resto da abóbora.
Você pode fazer sopa, doce, risoto, nhoque, quibebe: a abóbora é um alimento versátil à beça. Minha sugestão é uma variante do homus, pasta de grão-de-bico típica do Oriente Médio.
Homus –às vezes grafado "hommus" ou "hummus"– significa "grão-de-bico" tanto em árabe quanto em hebraico. Isso quer dizer que você pode colocar abóbora, beterraba, couve-flor, o que der na veneta... mas não rola chamar de homus se não tiver grão-de-bico.
Escolhi esta receita porque é algo que pode ser guardado na geladeira e comido ao longo de vários dias –excelente para quem mora sozinho, inclusive para quem não tem filhos nem a tarefa de esculpir abóbora.
Na maioria das casas libanesas, o homus é servido como entradinha, para petiscar com pão. Aqui, vou propor servi-lo como prato principal. É assim que ele vem em alguns bons restaurantes de São Paulo, como o israelense Pinati e o Make Hommus Not War, de inspiração médio-oriental.
Vai depender do tamanho da lanterna de Halloween a quantidade de abóbora para a receita. Calculei os ingredientes para meio quilo de polpa, mas você pode ajustar a gosto. Se for comprar a abóbora só para fazer o homus, prefira a variedade cabotiã (de casca verde), mais carnuda.
Você tem todo o direito de cozinhar o seu grão-de-bico. Eu pulei essa etapa e comprei em conserva de água e sal. Facilita muito o trabalho.
O homus, assim como outras preparações do Oriente Médio, leva tahine, que é uma pasta de gergelim. É relativamente fácil de se encontrar, não é barato, mas tem sabor forte, você usa pouco, e ele dura uma eternidade na geladeira.
Quanto às guarnições, eu escolhi cebola roxa e um ovo cozido de 7 minutos. Fique à vontade para comer com frango grelhado, carne moída, quibe ou somente com pão, árabe ou de qualquer tipo.
HOMUS DE ABÓBORA
Ingredientes
500 g de polpa de abóbora
250 g de grão-de-bico cozido e drenado (reserve a água do cozimento)
2 colheres (sopa) de tahine
Suco de ½ limão (siciliano ou taiti)
1 dente de alho
1 colher (chá) de cominho
2 colheres (chá) de páprica doce ou defumada
Azeite de oliva a gosto
Sal e salsinha picada a gosto
Comentários
Ver todos os comentários