UOL - O melhor conteúdo
Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Dono de Patati Patatá causa crise no SBT com alto cargo e críticas a funcionários

Rinaldi Faria é consultor de audiência na emissora, e suas intervenções são alvo de queixas; OUTRO LADO: canal diz que função envolve todas as áreas e ainda planeja programação

Rinaldi Faria, empresario da dupla Patati Patata, que atua como consultor do SBT: funcionários reclamam de suas intervenções - Bruno Poletti/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Consultor do SBT desde novembro do ano passado, o empresário Rinaldi Faria, dono da marca Patati Patatá, tem causado reclamações de funcionários da emissora da família Abravanel por causa de seu modo de trabalhar.

Ele é bem ativo e tem dado opiniões sobre diversos assuntos, do conteúdo à vestimenta de profissionais do jornalismo. Alguns deles procuraram a coluna e relataram suas experiências.

Um dos episódios teria acontecido no fim do ano passado, durante as últimas gravações do Sabadou com Virginia Fonseca, um dos acertos do SBT na programação de 2024.

Rinaldi teria dito à produção que o quadro Se Beber, Não Fale, passou do ponto, com falas descambando para o mau gosto, o que não seria indicado para o público familiar que o SBT deseja atingir.

A produção teria se queixado, já que o quadro costuma ser exibido depois das 23h, em horário tardio. Além disso, o Se Beber, Não Fale tem alta repercussão nas redes sociais justamente pelo fato de os artistas serem sinceros em suas falas.

Outras duas situações aconteceram no jornalismo. No início de janeiro, Rinaldi teria ligado para a redação da emissora, por volta das 3h, para se queixar da roupa usada pelo apresentador do SBT News, Marcelo Casagrande, no horário.

O telefone foi atendido pela equipe que estava no local. Rinaldi, em novembro, foi o responsável pelo retorno do telejornal à programação após duas semanas fora do ar.

Já a outra sitação relatada teria ocorrido neste mês. Rinaldi tentou colocar no ar rapidamente uma versão do Balanço Geral, da Record, chamada de SBT Balança. Houve negociação com Thiago Gardinali, atualmente na TV de Edir Macedo, para assumir o programa, mas elas não foram concluídas.

No entanto, os planos foram derrubados por outros executivos do SBT, que entenderam que não seria uma boa ideia uma referência tão grande a um programa da concorrência. O SBT tem outros planos neste sentido, como a possível volta do Aqui Agora.

Quem é Rinaldi Faria

Rinaldi Faria é dono da marca de palhaços Patati Patatá e tem uma TV pequena exibida na Grande São Paulo e outras regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, chamada de Rede Mais Família.

Ele é fã declarado de Silvio Santos (1930-2024) e sonha em repetir os passos do comunicador. Inspirou-se no programa de auditório do ícone para formatar o Nossa Noite (2018), atração que comando na Gazeta por menos de um ano. Também comprou uma casa ao lado da residência de Silvio, nos Estados Unidos.

Sua relação com o SBT começou em 2010, quando Patati e Patatá foram contratados pelo canal para apresentar programas infantis. Mesmo após a saída dos palhaços, manteve uma boa relação.

Além disso, Rinaldi Faria é evangélico, mesma religião seguida pelas filhas de Silvio Santos. Em seu Instagram, costuma compartilhar pregações feitas por ele mesmo e palavras de fé.

Procurada pela coluna, o SBT disse que Rinaldi não tem um cargo de executivo, e sim de consultor em diversas áreas da empresa. A emissora comentou que a programação de 2025 ainda está em definição. A coluna não conseguiu contato com Rinaldi Faria.

"O SBT informa que o empresário Rinaldi Faria foi contratado como consultor com atuação em diversas áreas da empresa. A emissora está em fase de planejamento artístico e anunciará, em breve, suas novidades para a grade de 2025. Qualquer informação que circule sobre eventuais modificações, contratações ou estreias sem divulgação oficial do SBT são apenas especulações", diz a nota do SBT.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem