Brasileirão 2024 marca boa audiência na Globo e atinge 143 milhões de pessoas; veja balanço
Principal torneio do Brasil obteve resultados interessantes para os atuais padrões da TV brasileira
O Campeonato Brasileiro 2024, que terminou no domingo (8) e consagrou o Botafogo como campeão, alcançou 143,1 milhões de pessoas na Globo, somando o resultado de TV aberta com o SporTV, seu canal esportivo.
É o que mostra um balanço realizado pela Globo e obtido com exclusividade pela coluna. Na TV aberta, a partida com a melhor média nacional de audiência foi entre Palmeiras e Botafogo, em 26 de novembro, marcando 22 pontos e 40% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT).
Em São Paulo, principal mercado do país, a média foi de 20 pontos, segundo dados obtidos pela reportagem. Já a audiência média do campeonato no PNT foi 43% maior do que a soma dos streamings e outros conteúdos de vídeo consumidos na TV.
Na TV por assinatura, considerando os canais esportivos, a maior audiência da TV paga no ano foi o clássico entre Corinthians e Palmeiras, no dia 4 de novembro, com 4,7 Milhões de pessoas por minuto. A audiência da partida se tornou a 10ª maior audiência da história da TV por assinatura desde 2014.
Nos SporTV, a média de audiência do Campeonato Brasileiro deste ano foi 8% maior que a de 2023. Com a transmissão de dois jogos da última rodada no domingo, o SporTV liderou o ranking geral da TV por assinatura no total do dia.
O SporTV, que exibiu Botafogo x São Paulo, foi líder geral com 111% de diferença ao terceiro colocado. O segundo lugar foi do sportv2, que exibiu a despedida de Gabigol em Flamengo x Vitória, com uma vantagem de 45%. O Troca de Passes, com Felipe Diniz, liderou a audiência na TV paga com a festa do título do Botafogo.
No digital, o Brasileirão registrou recordes. No comparativo com a edição do ano passado, o alcance do torneio no Globoplay registrou um crescimento de 34%.
Especificamente na última rodada, o Globoplay registrou um aumento de 20% em alcance quando comparada com a mesma rodada do ano passado. O Premiere e o SporTV ao vivo no Globoplay cresceram 46% e 36%, respectivamente, no comparativo com a última rodada do Brasileirão do ano passado.
A partir de 2025, a Globo não terá a exclusividade do Brasileirão. Record, Amazon e YouTube já fecharam contrato com a Liga Forte União, que tem clubes como Corinthians, Fluminense e Vasco. A Globo só tem, por enquanto, contrato com a Libra, de Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
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