Mesmo com Corinthians e alta audiência, SBT terá prejuízo com futebol pela 1ª vez em 2024
Setor esportivo da emissora da família Abravanel retornou em 2020 e terá desafios para 2025
Pela primeira vez desde sua retomada em 2020, o setor esportivo do SBT não dará lucro para a emissora da família Abravanel no fechamento do ano. A área comercial da TV não conseguiu anunciantes suficientes para cobrir os custos da operação e dos direitos de transmissão de torneios de futebol em 2024.
Segundo apurou a coluna, este foi um dos motivos preponderantes para que a emissora decidisse trocar sua diretoria comercial. Em setembro, Luciana Valério foi demitida.
Em seu lugar, foi efetivado Marcos Kotait, que já atuava no departamento. Sua primeira missão tem sido buscar anunciantes para a final da Copa Sul-Americana entre Cruzeiro e Racing (ARG), que vai acontecer no próximo dia 23, em Assunção (PAR).
O que mais incomodou o SBT foi a dificuldade em achar patrocinadores para as transmissões do futebol. Mesmo com jogos do Corinthians na Sul-Americana alcançando os maiores índices fora da Globo, houve dificuldades em convencer o mercado a comprar espaço.
A principal explicação de profissionais que trabalham na área de vendas do SBT, e que foram ouvidos pela coluna, foi a de que forte o ano esportivo em 2024 teve uma profusão de eventos. Todo o dinheiro teria ficado concentrado em outros torneios, como o Brasileirão e os Jogos Olímpicos de Paris.
Junte-se a isso, o fato de o mercado, ao que tudo indica, ter perdido a confiança no projeto esportivo do SBT. A emissora perdeu para a Record a disputa dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, principal meta de aquisições para este ano.
Para 2025, o SBT promete mudanças. Cléber Machado deixará a emissora para ser a principal voz da Record nos jogos do Paulistão e do Brasileirão. A emissora pretende contratar um nome para o seu lugar. Milton Leite e Marcelo do Ó foram indicados por artistas próximos a Daniela Beyruti, presidente do SBT.
Internamente, há forte torcida para que o Corinthians volte a se classificar para a Sul-Americana em 2025, e por motivos que vão bem além do clubismo: sua presença manteria a competição forte em São Paulo, principal mercado de televisão do Brasil.
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