Cultura estuda romper contrato com afiliada do Recife por corte de Roda Viva com João Campos
Entrevista com prefeito do Recife, rival de Raquel Lyra (PSDB), não foi exibida na segunda (28); OUTRO LADO; TV local alega preferência por jogo da Série B do Brasileirão
A TV Cultura estuda encerrar o contrato de afiliação que tem com a TV Pernambuco, sua parceira no estado, pela decisão de cortar a exibição do Roda Viva com João Campos (PSB), reeleito prefeito do Recife (PE), na última segunda (30).
O fato incomodou telespectadores do estado e executivos da TV mantida pela Fundação Padre Anchieta. Procurada, a TV Cultura confirma que o assunto está na pauta da próxima reunião da diretoria da TV pública paulista, que acontece na próxima sexta (1º).
Segundo apurou a coluna, a TV Cultura não foi informada sobre a não exibição do Roda Viva, que é um programa obrigatório no acordo de afiliação, que vai até 2026.
A falta de exibição da entrevista causou incômodo especialmente por que Recife era a principal cidade interessada na entrevista com Campos. Não houve reprise em outros horários da programação.
A TV Pernambuco é mantida pela Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), vinculada ao Governo de Pernambuco, liderado por Raquel Lyra (PSDB), adversária política de Campos no estado.
Procurada, a EPC negou questões políticas para ter cortado o Roda Viva. Além da TV Cultura, existe um acordo com a TV Brasil para a repetição da programação. E no horário, a TV Brasil exibia o jogo entre América Mineiro e Sport, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A TV Pernambuco entendeu que o jogo do Leão da Ilha tinha mais apelo com a audiência. Além disso, o canal local diz que tem priorizado transmissões esportivas, algumas inclusive da própria Cultura.
"Além dos jogos exibidos pela TV Brasil, exibimos ao longo do ano os campeonatos adquiridos pela TV Cultura, como Europa League, Copa Paulista e, mais recentemente, o Campeonato Alemão, além da Fórmula Indy. Reforçamos nosso compromisso com ambas parceiras e como veículo à serviço da comunicação pública de qualidade e do povo pernambucano", diz a TV Pernambuco em nota à coluna.
Comentários
Ver todos os comentários