Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Mister International 2023: Brasileiro fica em 3º e tailandês vence

Concurso aconteceu em Bancoc, na Tailândia, e teve 36 candidatos

Mister International 2023
O brasileiro Edward Taiye Ogunniya (esq.) e o Tailandês Kim Goodburn, que foram finalistas do Mister International 2023 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O brasileiro Edward Taiye Ogunniya, 32, fez bonito na manhã deste domingo (17) ao se classificar em terceiro lugar na final do Mister International 2023. Ele ficou atrás apenas do venezuelano William López, 27, que ficou na segunda posição, e do modelo e ator tailandês Kim Goodburn, 24, que venceu a competição.

Um grupo de 36 rapazes disputou o mundial masculino, que celebrou sua 15ª edição em Bancoc, na Tailândia.

O Brasil já venceu o concurso em duas ocasiões: a primeira em 2007, com Alan Martini, e a segunda em 2011, com Cesar Curti. Antes de 2023, o mais perto que um brasileiro chegou do posto máximo foi com o segundo lugar de Anderson Tomazini, em 2015.

Edward é natural de São Paulo, modelo e professor de inglês. Filho de mãe brasileira e pai nigeriano, ele tem dupla cidadania e, além de Brasil e Nigéria, já morou na Alemanha e Egito. Por aqui, ficou um tempo em Manaus, por isso representou o estado do Amazonas no nacional deste ano. Uma curiosidade sobre o Mister Brasil, é que ele tem um irmão gêmeo não-idêntico.

Completaram o Top 5 da final o francês Lucas Schlachter, em quarto, e o indiano Shashwat Dwivedi, em quinto. No Top 10, estavam ainda os misters Colômbia, Peru, Filipinas, Cingapura e Espanha. O libanês Seif Al'walid Harb, 23, apontado por páginas especializadas como favorito, parou no primeiro corte (Top 20) e ganhou o prêmio de melhor em traje de banho.

O show da final, transmitido ao vivo pelo Youtube, exibiu desfiles em trajes típicos, de banho e gala, além da tradicional pergunta no palco para os finalistas. Na ocasião, quem se despediu do posto foi o modelo Emmanuel "Manu" Franco, 22, titular de 2022 e primeiro vencedor da República Dominicana no concurso.

O tailandês Kim Goodburn também é o primeiro representante do país asiático a vencer o certame. Nas edições anteriores do Mister International, nenhum de seus conterrâneos chegou a entrar no grupo de cinco finalistas. O asiático tem dupla cidadania inglesa, estudou Engenharia da Computação na universidade e é ex-capitão de um time de rugby da Tailândia.

SOBRE O MUNDIAL

O Mister International foi criado em 2006 pelo empresário Alan Sim, de Cingapura, e é considerado um dos principais concursos mundiais de beleza masculina em atividade. O vencedor trabalha com a organização, participando, ao longo do ano, de eventos, trabalhos sociais, de modelo e publicidade.

Além de Goodburn (2023) e Franco (2022), entre os últimos vencedores estão o vietnamita Trịnh Bao (2018), o coreano Seung Lee (2017), o libanês Paul Sakndar (2016), o suíço Pedro Mendes (2015) e o filipino Neil Perez (2014). Vale lembrar, em 2019, 2020 e 2021 não houve concurso por conta da pandemia de Covid-19.

Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister Mundo (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational.

O Concurso Nacional de Beleza (CNB), comandado pelos irmãos Henrique e Marina Fontes, elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos estes cinco eventos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem