Miss Universo anuncia final para 16 de maio, e Júlia Gama comemora: 'Estou muito feliz'
Concurso foi suspenso em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus
A organização do Miss Universo anunciou na tarde desta quarta-feira (3) a data e local da próxima edição do concurso. O evento será no dia 16 de maio, na Flórida (EUA). "Estou muito feliz com a notícia e posso dizer que estou preparada para este momento", diz com exclusividade à coluna a gaúcha Júlia Gama, Miss Brasil Universo 2020.
O anúncio chega quase um ano e três meses depois da última vez que houve uma coroação, em 8 de dezembro de 2019, quando se sagrou vencedora a sul-africana Zozibini Tunzi. Com isso, Tunzi terá um reinado de quase um ano e meio, tornando seu reinado um dos mais longos da história.
"O sentimento é de muita alegria! Venho me preparando intensamente há muitos meses para o Miss Universo, mas confesso que era uma preparação às cegas, pois não se sabia quando seria o concurso", diz a modelo. "Ter agora uma data confirmada me dá uma segurança e ainda mais motivação, e me inspira a continuar me dedicando ao título de Miss Brasil. Quero representar o nosso país da melhor maneira possível no Miss Universo e, se Deus quiser, trazer a coroa para casa."
"Nós estávamos muito ansiosos por essa data e é com grande alegria que recebemos essa notícia. O Miss Universo é bastante criterioso com essa questão de segurança, e entendemos que a demora foi por um bem maior. Vemos a data como um respiro no meio dessa pandemia, e vamos com tudo para lutar pela coroa", diz Marthina Brandt, diretora do Miss Universo Brasil, dona da faixa de Miss Brasil Universo 2015.
MISS NA PANDEMIA
Júlia Gama foi anunciada Miss Brasil Universo em maio passado, eleita a portas fechadas. Como não foi possível realizar competição presencial entre os estados por causa da pandemia, a organização optou por analisar misses que já estiveram em outros concursos, e Gama estava entre elas.
"Ter sido escolhida Miss Brasil neste momento tem uma razão. Acredito que tenho lidado muito bem com esse momento de ser miss na pandemia, e levado tudo com muita tranquilidade", explica. "A pandemia afetou o concurso e o mundo de um modo muito intenso. E isso impactou no que é ser Miss Brasil, pois atuar com o título no meio de uma crise sanitária é algo completamente diferente."
Desde que foi eleita, Júlia Gama está em São Paulo para produção de uma série de aulas e atividades preparatórias para desenvolver habilidades em oratória, passarela, inteligência emocional, maquiagem, cabelo, idiomas e outros.
"Minha preparação foi adaptada e tem sido praticamente online, a restrição para aglomerações fez com que muitas viagens e eventos não acontecessem, coisas que seriam parte da agenda de uma miss", diz. "Mas não sofri a falta desses eventos que normalmente aconteceriam para a miss, pois nunca vi esse título como um sinônimo de uma vida glamourosa ou de status. Para mim esse posto é muito mais profundo no sentido de servir o nosso país e mostrar a diversidade e pluralidade do nosso povo."
Além disso, Gama diz acreditar que está no momento certo e na hora certa e tem muita esperança de conquistar a coroa. "Tenho muita confiança na preparação que eu fiz até aqui e, mais do que isso, tenho no meu coração uma certeza muito grande de que Miss Universo faz parte de um capítulo da minha história. Vivo um sentimento muito grande de estar no lugar certo, na hora certa. É como se toda a minha vida até aqui estivesse me preparando para este momento. Cada situação, trabalho e superação que passei me trouxe aqui. Isso me enche de esperança para trazer essa coroa para o Brasil", detalha.
DE NERD A MISS
Júlia Gama é um daqueles exemplos para se inspirar e imitar. Estudante de engenharia química, sem nunca ter andando de salto ou usado maquiagem, ela resolveu se arriscar no mundo miss em 2013, incentivada por uma amiga e seduzida pelo desafio. Assim ela sagrou-se “A Mais Bela Gaúcha”, extinto certame para empossar a Miss Rio Grande do Sul –versão Mundo. Transmitido por uma TV aberta em todo o estado, ela ficou conhecida localmente e, mais ainda, após vencer a etapa nacional, o Miss Brasil Mundo.
No Miss Mundo ela fez história ao vencer a prova mais difícil da competição, a de projetos sociais, e entrou no grupo das dez finalistas entre mais de cem candidatas. E nada disso foi por acaso, já que Gama estudou cada uma das competições, desenhou cronogramas próprios para se preparar para cada uma delas, aprendeu tudo que não sabia, inclusive andar de salto, e foi de nerd a miss.
Comentários
Ver todos os comentários