De faixa a coroa

Quem é Carol Vinharski, miss que representará Brasil no Miss Turismo Internacional

Estudante paranaense de 22 anos participará da final, virtual, em dezembro

 A estudante paranaense Carol Vinharski

A estudante paranaense Carol Vinharski Brasílio Wille/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos concursos nichados de beleza mais tradicionais, o Miss Turismo Internacional já tem candidata brasileira confirmada. A estudante paranaense Carol Vinharski, 22, foi anunciada com exclusividade à coluna como a representante do país na disputa, que teve sua primeira edição em 1994.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o certame que anualmente recebe cerca de 60 postulantes em Kuala Lumpur, na Malásia, terá sua primeira edição 100% virtual. "Seria um sonho viajar para Ásia mas, como não será possível, estou focada nas atividades e na estratégia da produção de conteúdo, uma vez que serei avaliada por três vídeos e quatro fotos", adianta a miss, que cursa publicidade.

"Escrever roteiros e produzir conteúdo fazem parte da profissão que escolhi. Acredito que isso me ajuda bastante em uma competição online. Atualmente sou modelo e influenciadora digital, então gravar vídeos para mídias sociais como TikTok e Instagram fazem parte da minha rotina diária", diz Vinharski, que desde 2014 reside em Curitiba –ela passou um ano em Tocantis e morou em outras cidades do Paraná.

Natural de Prudentópolis, município paranaense conhecido pelas cachoeiras gigantes, a estudante afirma que viajou por quatro estados para gravar em pontos turísticos, como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Jardim Botânico e Ópera de Arame, para enviar para o concurso, cujo prazo termina no próximo domingo (15) –o resultado final será anunciado em 20 de dezembro. ​

Com a crise sanitária, Vinharski enfrentou algumas limitações em algumas locações, como não ter acesso ao Maracaná, no Rio, fechado por causa da pandemia. Ela diz que ainda passou por Santa Catarina e São Paulo para captar imagens para o concurso.

Entre suas atividades, ela ainda saltou de asa delta, voou de helicóptero e fez o tradicional passeio de trem Curitiba-Morretes. "Mesmo com as dificuldades, tenho feito o melhor para levar as belezas do nosso país para o concurso internacional. Tenho me adaptado para manter minha atividade profissional tomando todas as medidas de segurança, como o uso máscara e álcool em gel."

O Miss Turismo Internacional acontece anualmente na Malásia, com exceção da edição de 2006, que foi na China. Com 22 edições, o certame é dominado pelo continente asiático, tendo as filipinas cinco vitórias –a maior vencedora até o momento.

"Carol Vinharski é uma mulher determinada, sabe o que quer e não mediu esforços para representar nosso país. O Miss Tourism International é uma grande competição e o Brasil ainda não conquistou sua primeira coroa. Realizamos um trabalho estratégico para entregar um conteúdo alto nível", comenta Paulo Filho, consultor de misses e preparador da candidata.

A América do Sul tem apenas uma conquista, com a venezuelana Faddya Ysabel, em 2014. A melhor classificação do Brasil foi a segunda posição: em 2008, com a paranaense Cibele Franczak, e em 2016 com a brasiliense Thainá Magalhães. Em 2017, a mineira Júlia Horta –que posteriormente sagrou-se Miss Brasil Universo 2019–, terminou no top 5.

"Todas as participantes do Miss Tourism International sonham com essa coroa. É a oportunidade de ser a embaixadora do turismo no mundo. Eu amo viajar, sou apaixonada por conhecer novos lugares e culturas, sou determinada e estou trabalhando para trazer essa coroa para o Brasil", diz Vinharski.

"Acredito que possa promover não apenas o turismo do meu país, mas, também o turismo mundial. Sou muito otimista. É claro que quero vencer. Para mim, ser uma das cinco finalistas em uma competição tão importante, seria uma grande honra", conclui.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem