De faixa a coroa

Miss Brasil Mundo 2020 será eleita no Alagoas em meio à pandemia

Organização da disputa nacional explica medidas de segurança adotadas para evento

Elis Miele é a Miss Brasil Mundo 2019 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A organização do concurso de Miss Mundo 2020 revelou com exclusividade a esta coluna que um grupo de 40 misses vai disputar o título nacional no dia 29 de outubro no Iloa Resort, localizado no município alagoano de Barra de São Miguel. Até o momento 20 das concorrentes já foram selecionadas. As outras serão indicadas ou escolhidas em concurso virtual.

Por conta da pandemia da Covid-19 o evento seguirá todo o protocolo de reabertura emitido pelo Ministério do Turismo para ser operacionalizado, segundo Henrique Fontes, diretor do Concurso Nacional de beleza, que realiza a disputa. Inclusive, por causa disso, todas as fases de avaliação das candidatas a Miss Brasil Mundo serão modificadas.

“Teremos cuidados redobrados para que tudo ocorra em segurança. Esta pandemia nos ensinou muitas coisas, entre elas o uso da tecnologia para conferências e entrevistas online. Por isso as entrevistas preliminares acontecerão antes do início da contenda, via redes sociais. Além disso, outra novidade inédita é que parte dos jurados será internacional e votarão de suas casas”, revela Fontes.

Ainda de acordo com Fontes, serão quatro dias de eventos, durante os quais as candidatas desfilarão em trajes típico, de gala e na categoria "top model". Todos usarão máscaras, e as misses só terão permissão para removê-las em situações de gravação, foto ou desfile. Um dos pontos de cautela da organização diz respeito a evitar aglomerações e, para isso, não serão vendidos ingressos para o espetáculo e apenas familiares e produtores hospedados no resort poderão acompanhar a final.

Outra novidade é que vários dos desfiles da final serão pré-gravadose exibidos no dia da coroação. A iniciativa tem o objetivo de suspender a tradicional troca de looks das candidatas e, assim, manter o distanciamento social. "Entraremos ao vivo somente no momento do anúncio do Top 20. Todo o restante já terá sido gravado durante os dias de confinamento", confirma Fontes.

Os organizadores do evento revelam que o concurso deste ano vai homenagear as vítimas do novo coronavírus, bem como aqueles que venceram o vírus e os profissionais que atuam na linha de frente contra a doença. "O momento pede reflexão, compaixão e respeito. Tradicionalmente as candidatas a Miss Mundo são bastante ativas em causas sociais. Com algo tão sério afetando a todos nós, este trabalho terá um destaque ainda maior", conclui Fontes.

RETORNO AO NORDESTE

Esta será a terceira vez que o Miss Brasil Mundo acontece em Alagoas, estado cuja capital já sediou a disputa nos anos de 1992 e 1993. “Estamos muito felizes de poder realizar novamente a eleição em um estado do nordeste. A última vez que isso aconteceu foi em 1996 em Natal no Rio Grande do Norte. Será num local paradisíaco, conhecido por suas piscinas naturais marítimas formadas por corais e um dos principais destinos do Alagoas”, diz Fontes.

A nova vencedora será a 61ª brasileira a competir no concurso internacional, que em 2020 celebra 70 anos, e está previsto para ocorrer em dezembro em um país ainda não foi revelado. Quem coroa a nova vencedora é a mineira Elis Miele, que foi uma das cinco finalistas do Miss Mundo no fim de 2019, trazendo para a casa a faixa de Miss Mundo Américas.

Apesar de ter sido lançado em 1951, o Miss Mundo começou a contar com representantes brasileiras apenas em 1958, sendo a pernambucana Sônia Maria Campos a primeira representante do país.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem