Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Anitta tem sua maior vitrine global com apresentação na final da Champions

Em termos de audiência mundial, final do campeonato europeu é comparável ao Super Bowl

Anitta exibe homenagem a Vini Jr.
Anitta homenageia Vini Jr. em show no intervalo da final da Champions League entre Manchester Citty e Inter de Milão - @Anitta no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Estava errada a informação publicada anteriormente neste texto apontando que o alcance do show de Anitta na final da Champions League teria sido maior que o obtido por Rihanna no mais recente Super Bowl. Isso porque o alcance não termina quando a transmissão se encerra. Disponível na internet, a apresentação continua podendo ser assistida, o que faz parte dessa métrica. Desse modo, mesmo que o show de Anitta tenha sido mais visto durante a transmissão, não necessariamente teve alcance maior. Além disso, o show de Rihanna durou cerca de 13 minutos e as imagens da apresentação, na qual a cantora barbadense revelou estar grávida do segundo filho, viralizaram. Já Anitta se apresentou por três minutos, o que torna a comparação ainda mais difícil.

Ao se apresentar antes do jogo em que o Manchester City venceu a Inter de Milão na final da Champions League em Istambul, na Turquia, neste sábado (10), Anitta teve sua maior vitrine desde que lançou sua carreira internacional. A UEFA não divulga números oficiais há alguns anos, mas é possível fazer algumas projeções.

Em 2014, quando a entidade esportiva ainda dava publicidade a esses números, o evento teria sido visto por cerca de 380 milhões de pessoas. Já na edição de 2022, o público somou 500 milhões de pessoas, segundo estimativas dos clubes.

A cantora fez bom uso do pouco tempo sob os holofotes —foram cerca de 3 minutos de apresentação. Nas redes sociais, ela publicou uma foto onde se lia Vini Jr. nas costas do figurino que estava usando. Era uma homenagem ao jogador brasileiro que sofreu ataques racistas de repercussão mundial há duas semanas, atuando pelo Real Madrid, na Espanha.

Em termos de audiência mundial, a final da Champions tem números comparáveis aos do Super Bowl. Atração mais vista da TV dos Estados Unidos, o evento esportivo é tradicionalmente o programa cujos intervalos publicitários são os mais caros do mundo para o mercado anunciante.

Neste ano, estudos que balizam a audiência do Super Bowl em todo o planeta apontaram uma plateia que chegou a 115 milhões pela Fox, nos EUA —além dos quase 7 milhões que viram o jogo pelo streaming. No mundo todo, esse público normalmente tem mais 100 milhões, totalizando cerca de 221 milhões de pessoas.

ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

Diferentemente do afirmado na versão anterior deste texto, não é possível dizer que a apresentação de Anitta teve alcance maior que a de Rihanna. O alcance de um evento não é medido apenas pelo número de pessoas que assistiu a ele ao vivo.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem