Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Assassinato de PC Farias, escudo de Collor, vai virar série de TV

Trajetória do tesoureiro, cuja morte passional sempre foi alvo de teorias de conspiração, será retratada em roteiro de ficção

Paulo César Farias, aqui ainda como tesoureiro de campanha do então candidato à presidência Fernando Collor de Mello, que viria a se tornar intermediário de interesses privados junto a órgãos federais após a eleição de Collor - 18.set.1989-Jorge Araújo/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Boutique Filmes, produtora que realizou séries como "Rota 66: A Polícia que Mata", "Flordelis: Questiona ou Adora" e "Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime", anunciou nesta quarta-feira (26) que produzirá mais uma série do gênero true crime.

A proposta agora é sobre o que a produtora chama de "maior crime político de todos os tempos: a morte de PC Farias, tesoureiro da campanha de Fernando Collor de Mello para a presidência da República em 1989 e personagem central do escândalo de corrupção que culminou com o primeiro processo de impeachment de um presidente pós-democratização".

A premissa, no entanto, parte de uma convicção que não existe na vida real. A morte de PC Farias teria todos os ingredientes para configurar crime político, mas as várias perícias realizadas na época são inconclusivas. Uma hipótese descartada seria o suicídio da namorada, Suzana Marcolino, que fazia parte da primeira versão.

Os seguranças de PC apontados como suspeitos foram absolvidos. Ninguém foi condenado pelo duplo homicídio, como o caso foi tratado pela polícia.

Muitas são as teorias, com peritos defendendo crime passional e outros, homicídio por terceiros.

Como a proposta da Boutique é produzir uma série ficcional sobre o episódio, ainda que tome para isso fatos reais, tudo será possível.

A produção foi batizada como "Segredos Tropicais" e o projeto ainda está em fase de desenvolvimento. O enredo se encarregará de refletir os dois últimos anos de vida do político e trazer novos contextos sobre o assassinato dele e de Marcolino.

A série conta com produção de Gustavo Mello e Guilherme César e está sendo desenvolvida pelos roteiristas Camila Agustini e Pedro Perazzo, que estão subsidiados por uma investigação inédita e exclusiva.

Para chegar ao mercado com novos elementos de pesquisa, segurança jurídica e liberdade criativa, a Boutique selou um acordo biográfico com a família de PC, sem veto em seu conteúdo, em uma coprodução com a produtora alagoana Caranto Media, já que grande parte da série será filmada no Estado. A ideia, informa a Boutique, é trazer diferentes perspectivas de um personagem amplamente conhecido, e novas nuances para o público.

A produtora ainda não tem destino fechado para a série, que vem sendo negociada com representantes do mercado de streaming.

DOCUMENTÁRIO

Na recente edição do Festival É Tudo Verdade, o filme "Morcego Negro", de Chaim Litewski e Cleisson Vidal, justamente sobre o mesmo personagem, PC Farias, recebeu menção honrosa do júri: "pela consistência do trabalho de pesquisa e articulação de um rico material que nos ajuda a compreender a história recente do país".

O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com PC Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem