Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu YouTube internet

Ex-apresentador da Jovem Pan diz que é pré-candidato à prefeitura de São Paulo

Leonardo Grandini, que deixou a emissora após pressão de Rodrigo Constantino, anuncia aliança com o Solidariedade

Paulinho da Força e Leonardo Grandini
Ex-comentarista da Jovem Pan, Leonardo Grandini diz que será pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo Solidariedade, de Paulinho da Força - @Leonardo Grandini no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ex-comentarista da Jovem Pan, Leonardo Grandini anunciou nesta quarta-feira (1º), durante uma live com Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, que é pré-candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024 pelo Solidariedade, partido de Paulinho da Força. A conversa aconteceu pelo canal do influenciador pela Rumble, plataforma que vem driblando a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender todas as contas de Monark em redes sociais.

Grandini foi um dos comentaristas dispensados pela emissora em consequência de atritos com Rodrigo Constantino, que também acabou sendo demitido da Jovem Pan um mês depois de Grandini, logo após o Ministério Público Federal instaurar inquérito para investigar a propagação de fake news e o incentivo a ataques contra instituições do legislativo, do executivo e do Judiciário.

"Vou fazer uma revelação aqui que eu acho importante fazer. Surgiu pelo Solidariedade, que é inclusive um dos partidos que compuseram a frente que elegeu o Lula, uma sondagem para eu disputar uma pré-prefeitura da cidade de São Paulo. É uma pré-candidatura", disse Grandini.

"Fiz questão de falar isso em primeira mão no Monark, que foi cancelado", falou Grandini ao próprio, "porque eu acho que tudo isso que está acontecendo é horrível em diversos aspectos". O apresentador, que já foi filiado ao PT, defendeu que novos políticos surjam de partidos de esquerda ou de direita, como alternativas ao cenário polarizado entre Lula e Bolsonaro.

"Não é porque eu tenha a intenção de ganhar, até porque eu sei que isso é praticamente inviável, hoje, na atual conjuntura, mas é uma pré-candidatura em forma de protesto, que tem a intenção de unir forças de outros partidos de esquerda que tenham essa mentalidade de que não dá pra nós vivermos sob esse estado de exceção em diversos aspectos, assim como eu defendo que essa nova direita também lance novas candidaturas, também cresça e também faça frente a esse mal que foi criado no Brasil que é o bolsonarismo, que corrompeu tudo."

Procurado pela coluna para comentar o anúncio de Grandini, Paulinho da Força não respondeu às mensagens nem atendeu às ligações.

CANCELADO

Cancelado nas redes sociais e pelas plataformas, como disse o próprio Grandini na live, Monark foi suspenso do podcast Flow, um dos hits do YouTube, em 2022, após defender o direito de os nazistas terem partido, e perdeu sua conta no Twitter este mês, por decisão judicial de Alexandre de Moraes, após incentivar atos golpistas. No Rumble, onde o influenciador ainda consegue se comunicar, seu perfil tem 265 mil seguidores.

Plataforma de vídeos popular entre adeptos da direita, a Rumble vem driblando bloqueio imposto pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), após os atos golpistas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 8 de janeiro.

Monark tem promovido conversas transmitidas ao vivo na rede social quase que diariamente. Em uma dessas transmissões recentes, ele criticou Moraes. "O Estado falou que é ilegal eu existir", disse durante o bate-papo com o empresário Ícaro de Carvalho.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem