Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Neusa Borges vive fofoqueira respeitada em 'Encantado's', nova série de TV

Criada e protagonizada por negros, produção é fruto de oficina para roteiristas negros promovida pela Globo

A atriz Neusa Broges em cena na série 'Encantado's', do GloboPlay
Neusa Borges é Dona Ambrosia na série 'Encantado's', do Globoplay - Paulo Belote/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neusa Borges volta à tela como Tia Ambrosia na nova série original do GloboPlay, "Encantado's", que chega à plataforma na sexta-feira, 18.

Criação de Renata Andrade e Thais Pontes, que assinam sua primeira obra como titulares de uma história, o enredo é fruto de uma oficina de humor para roteiristas negros realizada pela Globo em 2018. A produção reúne também uma maioria de elenco negra e foge das temáticas de violência e sofrimento que normalmente colocam atores negros diante das câmeras.

Neusa Borges vive a cidadã mais velha da comunidade e a mais antiga funcionária do Encantado's, mercado herdado pelos irmãos Olímpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luís Miranda), no bairro homônimo da região do Méier, no Rio de Janeiro.

Ela é figura respeitada não só no estabelecimento comercial, onde trabalha como fiscal de caixa, mas também reverenciada na Joia do Encantado, a escola de samba em que o mercado se transforma durante a noite.

Carismática, ativa e bem-humorada, Tia Ambrosia funciona como receptora e fornecedora das maiores e mais interessantes fofocas do bairro, com disposição para compartilhar tudo o que sabe.

Pertencente ao grupo D do Carnaval carioca, a fictícia Joia do Encantado é escola que passa longe dos holofotes da Sapucaí, outra sacada que permite ao roteiro fugir do lugar comum e mostrar toda a pungência de uma folia carioca que consome energia, tempo e investimento de muita gente que até sonha com o orçamento e o brilho do Grupo Especial, mas nem por isso é menos feliz nas quadras que lhe cabem.

Encantado's tem direção de Henrique Sauer e roteiro assinado por Renata Andrade e Thais Pontes, além de Chico Mattoso e Antonio Prata, responsáveis pela redação final.

Em tempo: um dos poucos brancos do elenco, Tony Ramos faz justamente o contraventor daquele cenário, claro, o bicheiro, figura que não pode faltar a um cenário de escola de samba.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem