Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

'Pantanal': audiência do último capítulo ficou aquém da morte de Tenório

Apesar do alto engajamento nas redes sociais, novela não bateu 'Amor de Mãe' nem 'A Dona do Pedaço'

Em foto colorida, homem aparece na margem do Rio
Com a morte de José Leôncio, Marcos Palmeira assume a entidade do Pantanal como Velho do Rio - Reprodução/TV Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar do alto engajamento provocado por "Pantanal" nas redes sociais, a audiência do último capítulo ficou na mesma média do final de "O Sétimo Guardião", novela de Aguinaldo Silva que não despertou grande interesse do público.

O saldo do desfecho de "Pantanal", exibido na sexta-feira (7), foi 34 pontos na Grande São Paulo, 1 a menos que o placar atribuído ao episódio em que Tenório (Murilo Benício) foi defenestrado por Alcides (Juliano Cazarré) e virou comida de sucuri.

A média de 34 pontos representa, assim, o recorde da novela na região que concentra o maior número de consumidores do país.

"Amor de Mãe" terminou com 35,7 pontos, e "A Dona do Pedaço", maior sucesso dos últimos anos, com 44. As reprises de "Fina Estampa" e "A Força do Querer" também renderam mais há dois anos, com 37,6 pontos e 36,8, respectivamente, mas convém lembrar que o número de televisores ligados naquela ocasião era bem maior, em função do confinamento imposto pela pandemia.

Mesmo assim, "Pantanal" teve seu êxito medido pelo número de merchandising e anúncios que atraiu para os intervalos, justamente por ter motivado torcidas e envolvimentos expressivos nas redes sociais.

Da obra de Benedito Ruy Barbosa, com atualização de Bruno Luperi, o folhetim foi vitorioso no potencial para colocar em cena temáticas sociais como machismo, homofobia, feminismo e misoginia.

É também verdade que muita gente tem visto novela pelo GloboPlay, dispensando a exibição em tempo real pela TV, mas essa conta ainda representa migalhas no bolo geral da audiência da TV aberta. De toda forma, convém considerar que tanto no Rio como em São Paulo, a trama foi vista por 56% dos televisores ligados nesse último capítulo.

Cada ponto representa 205.755 mil telespectadores na Grande São Paulo, segundo dados atualizados em 2022 pela Kantar Ibope Media.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem