Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Klara Castanho processa Léo Dias, Antonia Fontenelle e Dri Paz

Atriz alega injúria, calúnia e difamação, tendo sido forçada a revelar que foi vítima de estupro

Antonia Fontenelle e Leo Dias
Antonia Fontenelle e Leo Dias - Montagem/Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Klara Castanho, 21, entrou na Justiça com uma ação de queixa-crime contra o colunista Leo Dias e as youtubers Antônia Fontenelle e Dri Paz (Adriana Kappaz) pela prática dos crimes de difamação, calúnia e injúria. A pena pode chegar até a dois anos de prisão. A atriz se viu forçada a revelar que foi vítima de um estupro ao ter divulgada por eles a sua gravidez e posterior doação do bebê para adoção.

Ela alega ter se sentido também "humilhada" pela forma como o assunto veio a público e pelo julgamento público que sofreu do trio.

"Parir uma criança e não querer ver e mandar desovar por acaso é crime, sim, o nome disso é abandono de incapaz. Ainda mais quando se tem uma situação financeira muito boa, crime em dobro", chegou a dizer Fontenelle.

"Por conta de toda a exposição ocasionada pelos querelados, somada ao desespero de ver sua vida íntima servindo de palco para tantas mentiras sensacionalistas e o medo diante da explosão de animosidades que passou a sofrer na internet, no dia 25 de junho de 2022, a querelante (Klara) se viu obrigada a emitir uma carta aberta para esclarecer os fatos que os querelados (Léo, Fontenelle e Kappaz) divulgavam de forma sensacionalista e mentirosa", informa a ação, à qual a coluna teve acesso".

Entre as testemunhas convocadas pela acusação a depor, estão os jornalistas Leão Lobo e Vanessa Sotero, que relataram o fato de Léo Dias ter contado a história de Klara a outros colegas nos bastidores das gravações do Troféu Imprensa, no SBT, no início de junho, pouco antes de a atriz publicar sua carta em suas redes sociais com a revelação do estupro.

A acusação quer mostrar que embora Léo Dias não falasse o nome de Klara nos comentários públicos, o jornalista vinha difundindo a história nominalmente nos bastidores entre várias pessoas.

Em entrevista a Danilo Gentile no programa The Noite, Léo falou de uma atriz "que vende uma imagem que todo mundo acha que é santinha", que tem uma "história de trama" e que o que ela fez é de "perder a fé na humanidade".

No dia 19 de junho de 2022, Adriana Kappaz, por meio do perfil Best Fofocas, na rede social Kwai, publicou vídeo intitulado "Polêmica: atriz teen da Globo ficou grávida e deu um fim na criança e ninguém ficou sabendo", no qual imputa falsamente o crime de abandono de incapaz à querelante, quando afirma que "ela teve o filho e pagou para sumirem com a criança" e que "ninguém sabe o que aconteceu com essa criança, ela fez sumirem com a criança".

No mesmo vídeo, imputa fato ofensivo à querelante afirmando que "ela está postando look nos Stories, como se nada tivesse acontecido. Ela sumiu uns dias dos Stories, que foi o tempo que ela pariu a criança. É de um nojo."

"Os fatos criminosos remontam ao mês de junho de 2022", informa o texto da ação criminal movida pelos advogados de Klara. Dessa forma, segundo o artigo 103 do Código Penal, o prazo decadencial de 6 (seis) meses para o oferecimento de queixa-crime, se esgota somente em dezembro do corrente ano, razão pela qual a presente ação penal privada é tempestiva."

Os advogados de Klara pedem que a ação e sua penalidade corram em segredo de Justiça, a fim de poupar a atriz de novos constrangimentos. E cita pelo menos 16 provas contra os três, entre vídeos e publicações em redes sociais e na coluna de Dias no site Metrópole, onde ele chegou a se desculpar pelo episódio, alegando que desconhecia o fato de Klara ter sofrido um estupro.

A equipe de comunicação da atriz distribuiu a seguinte nota:

"Desde a publicação da carta aberta por Klara Castanho, a sua defesa vem tomando diversas medidas que entende cabíveis, para que todos os crimes que envolvem essa história sejam devidamente investigados, desde a violência sexual até a exposição do caso de maneira criminosa nas redes sociais e imprensa.

Na busca pela não revitimização de Klara e pela manutenção de sua saúde física e mental, há pedido de segredo de justiça em todos os processos, por esta razão não iremos nos manifestar em mais detalhes sobre os desdobramentos de tais medidas."

O parto de Klara chegou ao conhecimento de Léo Dias por meio de uma profissional do hospital onde o bebê nasceu, levando a instituição e o conselho de enfermagem a abrirem investigações sobre o caso.

Em contato com a coluna, Léo Dias ressaltou que falou com Klara poucas horas após o parto e tem a conversa toda gravada. Disse ainda que só publicou algo sobre o assunto após a publicação da carta da atriz.

A coluna procurou também pelos advogados de Fontenelle e busca contato com Dri Paz para ouvir as duas sobre a ação, o que será contemplado neste texto assim que se manifestarem.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem