Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Vetado pela Globo no passado, Tim Maia ganha documentário na casa

Série 'Vale Tudo' resgata antigas entrevistas para contar trajetória do polêmico músico, que faria 80 anos

O músico Tim Maia
Tim Maia em imagem de documentário inédito, dirigido por Gustavo Dahl, sobre música popular brasileira, resgatado por novo doc do GloboPlay - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diretor de "O Canto Livre de Nara Leão", "Uma Noite em 67" e "Narciso em Férias", sobre Caetano-- os dois últimos, com Ricardo Calil--, Renato Terra amplia seus créditos no GloboPlay a partir do dia 28 de setembro, quando chega à plataforma uma nova série documental, agora sobre Tim Maia, em parceria com Nelson Motta.

Personagem rico não só pelo valor musical, mas também pelo comportamento transgressor, Tim Maia já foi tema de filme e série ficcional e estaria agora completando 80 anos. E não deixa de ser uma vitória vê-lo no serviço de streaming do Grupo Globo, que um dia já vetou seu nome em todos os programas da casa. Em junho de 1993, há 29 anos, logo após dar o cano no Domingão do Faustão, atração ao vivo, Tim foi proibido de pisar em qualquer atração da TV Globo.

Documento assinado por J.B. de Oliveira Sobrinho, o Boni
Memorando de Boni de junho de 1993 veta participação de Tim Maia em todos os programas da Globo - publicado originalmente no jornal Folha da Tarde - Reprodução


O veto foi documentado em um dos famosos memorandos assinados por Boni, ou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, hoje mais conhecido como o pai do Boninho, mas na época tratado como chefão incontestável da Globo. Tim Maia tomou conhecimento do veto por meio desta colunista, que assinou então reportagem exclusiva sobre o episódio para o extinto jornal Folha da Tarde, editado pelo Grupo Folha, que publica também a Folha de S. Paulo.

Tim estaria agora completando agora 80 anos de idade, o Globoplay. Além de Terra e Motta, a produção conta com a preciosa colaboração de Carmelo Maia, filho de Tim. A produção é do Conversa.doc, núcleo de documentários do Conversa com Bial.

São três episódios com a proposta de colocar o próprio homenageado a narrar sua trajetória, por meio de um amplo trabalho de pesquisa que resgata entrevistas raras, muitas delas ainda inéditas, shows exclusivos e filmagens caseiras que prometem revelar Tim Maia de um jeito original.

"Trouxemos a personalidade irresistível do Tim Maia para ser protagonista absoluta. Não há outros depoimentos, análises ou especialistas. A série é um mergulho no jeitão do Tim, e Tim é hilário. E, ao abrir mão de didatismos, conseguimos espaço para os shows com sucessos praticamente completos. Considero ‘Vale Tudo com Tim Maia’ um stand up documental dançante", define Renato Terra.

Monica Almeida, que assina a supervisão artística do Conversa.doc, concorda: "Tim Maia é um personagem incrível, e o que eu acho muito interessante é o olhar dos diretores em colocar Tim na primeira pessoa. Já ouvimos muita gente falando de Tim, várias pessoas têm histórias com ele, mas ele contando a sua própria história, que é cheia de fatos incríveis, é o que atribui originalidade à série", diz.

"Vale Tudo com Tim Maia" é uma série documental original Globoplay com direção de Nelson Motta e Renato Terra, colaboração de Carmelo Maia, supervisão artística de Monica Almeida e Pedro Bial, produção de Anelise Franco e direção de gênero de Mariano Boni.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem