Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Jornal da Globo completa 40 anos e relembra casos marcantes

Telejornal reúne revelações que couberam ao fim de noite da Globo nesse período

Renata Lo Prete, jornalista
A jornalista Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo - Daniela Toviansky/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em celebração ao seu 40º aniversário, o Jornal da Globo põe no ar nesta terça-feira (2) a primeira de duas reportagens de 15 minutos cada para festejar a efeméride, sob o comando de Renata Lo Prete.

As duas edições, nesta terça e quarta-feira (3), prometem reunir uma seleção das principais notícias que foram abordadas pelo telejornal nessas últimas quatro décadas. Também serão mostradas as transformações, incluindo abordagem e cenários pelos quais o telejornal passou, e como o celular virou um aliado nas coberturas na última década.

As reportagens foram conduzidas pela repórter Ana Paula Campos.

Entre as notícias que foram ao ar no Jornal da Globo, antes dos demais, estão a morte do presidente eleito Tancredo Neves e a vitória de Fernando Collor de Mello na retomada das eleições presidenciais após a ditadura.

Com o avanço da tecnologia, o JG noticiou ao vivo a guerra no Iraque –com todo o material sendo transmitido, pela primeira vez, via internet. E em 2020, já acumulava um histórico de grandes coberturas –incluindo atentados, acidentes, impeachment, operações policiais–, quando surgiu a mais marcante e desafiadora delas. Mais do que nunca a tecnologia a serviço do jornalismo profissional foi necessária para informar a população e desmentir as fake news acerca da pandemia de Covid-19 que se espalhou pelo mundo inteiro.

Nesse período, passaram pelo JG nomes como William Bonner, Lillian Witte Fibe, Ana Paula Padrão, William Waack e Christiane Pelajo.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem