Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Antônio Fagundes fala sobre saída da Globo e o silêncio de seu voto

Ator volta à TV como D. João 6º em série sobre a Independência: 'A história é do povo, não de um governo', diz a Marcelo Tas

Marcelo Tas e Antônio Fagundes
Marcelo Tas entrevista Antonio Fagundes no #Provoca, da TV Cultura, na véspera da estreia da minissérie 'Independências' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Intérprete de D. João 6º em seu primeiro trabalho na TV após deixar um contrato de mais de 40 anos com a Globo, Antonio Fagundes, 73 anos, visitou Marcelo Tas no estúdio do #Provoca, da mesma TV Cultura onde estreia "Independências", minissérie estrelada por ele.

A conversa, que passeia por política, cinema, TV e teatro, vai ao ar no dia 6 de setembro, véspera da estreia da nova produção, que também marca a volta do diretor Luiz Fernando Carvalho à TV em sua primeira obra após a saída da Globo.

Para Fagundes, o atual momento da emissora dos Marinhos, que vem trocando o modelo de longos contratos de exclusividade por acordos feitos por obra certa, pode representar uma fragilidade para a TV aberta, que pode até desaparecer, sem garantir o futuro do streaming, alvo das maiores apostas no momento, mas expostos à forte concorrência estrangeira.

O ator, no entanto, diz que vem gostando da vida fora da Globo.

Quando Tas lhe pergunta se o nome "Independências" seria uma provocação, ele comenta: "A história é do povo e não de um governo, não é de ninguém". A ideia da produção é justamente jogar luz sobre personagens e aspectos mal retratados nos livros de história.

Fagundes fala também sobre a diferença entre paixão e amor, e conta como é trabalhar com as ex-mulheres e a atual. "Quando o amor termina, a amizade não precisa terminar", diz.

Por fim, Tas lhe pergunta por que ele não faz mais campanha política. "Deixei de me engajar partidariamente. Eu já fui muito usado em campanha e depois que ajudei a colocar a pessoa lá, não sou mais ouvido", explica o ator, que chegou a vestir a camisa do PT há mais de 30 anos, mas desde então, não declara mais em quem vota.

Antônio Fagundes e Ilana Kaplan como D. João 6º e Carlota Joaquina
Antonio Fagundes e Ilana Kaplan são D. João 6º e Carlota Joaquina na minissérie 'Independências' - Divulgação

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem