Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Fafá de Belém vive dona de cabaré em série sobre a Independência do Brasil

Cantora entra em cena em 'Independências', de Luiz Fernando Carvalho, na TV Cultura

Celso Frateschi e Fafá de Belém em cena de 'Independências'
André Frateschi e Fafá de Belém em 'Independências', minissérie que celebra o bicentenário da Independência do Brasil na TV Cultura - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Olha lá a Fafá de Belém em foto exclusiva para a coluna.

A cantora faz uma participação especial em "Independências", minissérie de Luiz Fernando Carvalho para a TV Cultura, em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil, comemorada no próximo 7 de setembro, dia da estreia da nova produção.

Fafá entra em cena como Madame Maricota Corneta, dona do cabaré frequentado por artistas e políticos da época, entre eles, Chalaça, o amigo mais próximo de Dom Pedro I interpretado por André Frateschi, que a acompanha nessa imagem em que a gente pode até ouvir a gargalhada de Fafá.

Personagem polêmico e irreverente deste período, Francisco Gomes da Silva, o Chalaça, ficou conhecido pelo tráfico de influência na corte, por criar uma espécie de gabinete paralelo no palácio, arranjar belas mulheres e encobrir casos extraconjugais do então príncipe e depois imperador, e também por estar na comitiva da Independência e escrever artigos inteiros da Constituição de 1824.

Figura que pode servir como parâmetro para tantas outras que vieram a seguir na esfera do poder maior do Brasil, Chalaça também chegou a ocupar o cargo de oficial maior da Secretaria de Estado. O pai de André, Celso Frateschi também está na série, como José Bonifácio.

"Independências" é o primeiro trabalho de Luiz Fernando Carvalho para a TV após sua saída da Globo, onde dirigiu obras memoráveis, de séries a novelas, como "Renascer", "O Rei do Gado", "Hoje é Dia de Maria", "Capitu", "Meu Pedacinho de Chão", "Dois Irmãos", "Velho Chico" e "Os Maias", entre outras.

Daniel de Oliveira como D. Pedro 1º
Daniel de Oliveira vive D. Pedro 1º na minissérie 'Independências', de Luiz Fernando Carvalho para a TV Cultura - Divulgação

A minissérie na TV Cultura é encabeçada por Antônio Fagundes como D. João 6º, Ilana Kaplan como Carlota Joaquina e Daniel Oliveira como D. Pedro 1º. Gabriel Leone vive D. Miguel, irmão de D. Pedro. O elenco traz ainda Walderez de Barros, Renato Borghi, Jussara Freire, Maria Fernanda Cândido, Cássio Scapin, Pedro Paulo Rangel, Cacá Carvalho e Léa Garcia.

Além de Fafá, outra cantora de relevância entrará em cena em tom de participação especial, na voz de Margareth Menezes.

A lista de atores se estende a Louisa Sexton, Isabél Zuaa, Carol Badra, Katia Daher, Zahy Guajajara, Mauro Schames, Plínio Soares, Wilson Rabello, Fernando Neves, Flávio Tolezani, Sergio Silviero, Zé Renato Forner, Alli Willow, Rodolfo Vaz, Ermi Panzo, Rafael Cortez, Bruna Miglioranza, Odilon Esteves, Sergio Mastropasqua, Fernando Nitsch, Luís Mármora, Marcelo Andrade, Dani Ornellas, Rogério Brito, Tay Lopes, Darcio de Oliveira, Marcelo Diaz, Juliana Sanches e Liz Baskerville.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem