Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Primeiro trabalho de Fagundes para a TV fora da Globo mira em D. João 6º

Parceria com Luiz Fernando Carvalho deve se repetir em série sobre o bicentenário da Independência

Antonio Fagundes
Antonio Fagundes - Raquel Cunha/TVGlobo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois ex-contratados exclusivos da Globo, ambos daquele time que esteve à disposição da emissora por mais de três décadas e agora vem sendo dispensado, devem se reencontrar fora dos domínios da Globo. Antônio Fagundes é nome praticamente certo, ainda com contrato a assinar, para viver D. João 6º em seu primeiro trabalho após o fim do longo compromisso com com a rede da família Marinho.

A escalação é destinada ao também primeiro trabalho do diretor Luiz Fernando Carvalho para a TV fora da Globo. Carvalho, que deixou a emissora em 2017, começa a gravar em novembro, para a TV Cultura, a série ficcional “O Sono do Homem Branco” (título provisório), em nome do bicentenário da Independência do Brasil.

Em 16 episódios, a produção irá ao ar em setembro de 2022, tendo ainda Daniel Oliveira como D. Pedro 1º. O nome de Maria Fernanda Cândido também está confirmado no elenco.

Parceiros de longa data, Carvalho e Fagundes trabalham juntos desde "Renascer" (1993), de Benedito Ruy Barbosa, que acaba de chegar ao GloboPlay. A partir dali, os dois trabalhariam no mesmo set por muitas vezes, como em "O Rei do Gado" (1996), "Meu Pedacinho de Chão" (2014), "Velho Chico" (2016) e "Dois Irmãos" (gravada em 2015 e exibida em 2017).

Embora tenha ficado por mais de 40 anos a serviço exclusivo da Globo em TV, Fagundes já teve uma relevante incursão pela TV Cultura nos anos 1990, quando fez, com Gianfrancesco Guarnieri, a série infantil "No Mundo da Lua". Na ocasião, a Globo "emprestou" o ator para a produção do canal, concessão possível em razão do caráter educativo da TV pública.

Também na Cultura, nos anos 1980, Fagundes comandou, com sua então mulher Clarisse Abujamra, a adorável gincana "É Proibido Colar", um quiz com participação de várias escolas, cujos alunos duelavam a cada edição semanal.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem