'Pantanal': incentivo à leitura chega à tapera de Juma
Jove presenteia a amada com livro de Manoel de Barros e ela conta que Zé Lucas tentou beijá-la
'
Muito presente em "Um Lugar ao Sol", última novela do horário mais nobre da TV, o incentivo à leitura não encontra tanto espaço em "Pantanal", onde o meio ambiente é pauta prioritária. Nem por isso o assunto se ausenta da trama rural, levando a um público carente de livros, no cenário rural, o devido recado sobre sua importância.
Nessa eterna tentativa de entendimento com Juma (Alanis Guillen), Jove (Jesuita Barbosa) vai visitá-la na tapera e é surpreendido por uma nova decoração do cantinho de sua mulher-onça. Juma arrumou a casinha de modo nunca antes visto, para que o herdeiro de José Leôncio (Marcos Palmeira) se sinta mais à vontade no seu pedaço.
E ele lhe traz de presente um livro de poesias de Manuel de Barros, o "Livro das Pré-Coisas". "Ninguém melhor que ele para continuar te ensinando [a ler e escrever]". Ela fica tocada com o mimo e feliz quando ele diz que vai continuar sendo seu professor.
Na publicação, Barros escreve que "Quando meus olhos estão sujos da civilização, cresce por dentro deles um desejo de árvores e aves". O poeta faz da natureza, personagem do próprio Pantanal, no caso da novela, a matéria-prima de sua obra.
Publicado originalmente em 1985, o livro consolida muitas das características que tornaram Manoel de Barros um dos maiores poetas brasileiros. O escritor evoca imagens reinventando as palavras e rompe com a lógica do mundo civilizado e com as fronteiras entre a prosa e a poesia.
ASSÉDIO
Voltando à novela, Juma e Jove parecem muito bem, quando ela diz que precisa lhe contar algo sobre Zé Lucas (Irandhir Santos), que esteve na tapera e tentou beijá-la à força. A revelação, evidentemente, deixa o rapaz com os nervos à flor da pele e vai provocar um racha maior entre os Leôncios.
Comentários
Ver todos os comentários