Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

'Pantanal': incentivo à leitura chega à tapera de Juma

Jove presenteia a amada com livro de Manoel de Barros e ela conta que Zé Lucas tentou beijá-la

'

Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa na novela 'Pantanal'
Juma (Alanis Guillen) ganha livro de Manoel de Barros de Jove (Jesuita Barbosa) na novela 'Pantanal' - Estevem Avellar/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muito presente em "Um Lugar ao Sol", última novela do horário mais nobre da TV, o incentivo à leitura não encontra tanto espaço em "Pantanal", onde o meio ambiente é pauta prioritária. Nem por isso o assunto se ausenta da trama rural, levando a um público carente de livros, no cenário rural, o devido recado sobre sua importância.

Nessa eterna tentativa de entendimento com Juma (Alanis Guillen), Jove (Jesuita Barbosa) vai visitá-la na tapera e é surpreendido por uma nova decoração do cantinho de sua mulher-onça. Juma arrumou a casinha de modo nunca antes visto, para que o herdeiro de José Leôncio (Marcos Palmeira) se sinta mais à vontade no seu pedaço.

E ele lhe traz de presente um livro de poesias de Manuel de Barros, o "Livro das Pré-Coisas". "Ninguém melhor que ele para continuar te ensinando [a ler e escrever]". Ela fica tocada com o mimo e feliz quando ele diz que vai continuar sendo seu professor.

Na publicação, Barros escreve que "Quando meus olhos estão sujos da civilização, cresce por dentro deles um desejo de árvores e aves". O poeta faz da natureza, personagem do próprio Pantanal, no caso da novela, a matéria-prima de sua obra.

Publicado originalmente em 1985, o livro consolida muitas das características que tornaram Manoel de Barros um dos maiores poetas brasileiros. O escritor evoca imagens reinventando as palavras e rompe com a lógica do mundo civilizado e com as fronteiras entre a prosa e a poesia.

ASSÉDIO

Voltando à novela, Juma e Jove parecem muito bem, quando ela diz que precisa lhe contar algo sobre Zé Lucas (Irandhir Santos), que esteve na tapera e tentou beijá-la à força. A revelação, evidentemente, deixa o rapaz com os nervos à flor da pele e vai provocar um racha maior entre os Leôncios.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem