Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Orgulho LGBTQIA+ traz política trans ao Profissão Repórter

Programa entrevista a franco-brasileira Camille Cabral, médica trans nascida na Paraíba

A franco-brasileira Camille Cabral, vereadora trans na França
A franco-brasileira Camille Cabral é a primeira vereadora trans eleita na França e foi ouvida pelo Profissão Repórter - Divulgação Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neste 28 de junho, dia em que se celebra o Orgulho LGBTQIA+, o Profissão Repórter, da TV Globo, exibe uma entrevista com a franco-brasileira Camille Cabral, eleita a primeira vereadora transexual da história da França, ainda em 2001.

Nascdida em Barra de São Miguel, na Paraíba, e morando há 42 anos na Europa, Camille é médica e fundadora de uma instituição que defende os direitos da comunidade LGBTQI+ na França.

A paraibana nunca voltou à terra natal como mulher trans: desembarcava no Brasil em trajes femininos, mas trocava o figurino para ir até a Paraíba. Só após a morte dos pais, ela foi à Barra de São Miguel (PB) como de fato é.

"Ser transexual não é um desrespeito. Mas, minha mãe era de uma geração que não sabe o que é transexualidade. Hoje, volto 'mulheríssima para o Brasil", conta Camille, que tem 78 anos.

O Profissão Repórter vai ao ar pela Globo às terças-feiras, às 23h55.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem