Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu LGBTQIA+

ESPN produz série sobre o calvário de atletas trans

Do ambiente esportivo ao universo da medicina, documentário celebra mês do Orgulho LGBTQIA+

Tifanny Abreu, jogadora de vôlei  em série da ESPN
Tifanny Abreu, jogadora de vôlei em série da ESPN - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ESPN e o Star+ lançam nesta segunda-feira (27) a série "Atletrans", criada para o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Em quatro episódios, a produção esclarece o processo a que um atleta trans é submetido até ser aceito em competições oficiais. O assunto será destaque do SportsCenter entre 27 de junho e 1º de julho e também poderá ser assistido no canal ESPN Brasil pelo YouTube e na plataforma de streaming Star+.

Atletrans busca fornecer um panorâma completo do assunto trazendo depoimentos de profissionais do esporte e da medicina.

O documentário ouve Joanna Maranhão (ex-nadadora e pesquisadora esportiva), Sheilla Castro (ex-atleta profissional de vôlei), Tifanny Abreu (mulher trans, atleta profissional de vôlei), Marcelo Nascimento Leandro (homem trans, ex-jogador do Corinthians), Lucas Ferreira (endocrinologista, especialista em transgêneros e medicina esportiva) e Leonardo Peçanha (homem trans, doutorando na Fiocruz com pesquisa sobre atletas transgêneros).

Todos os entrevistados abordarão a transfobia no esporte, tendo como pano de fundo a história do TransUnited, time de futebol amador formado por homens trans do Rio de Janeiro.

Atletrans é mais uma produção dos canais de esporte da Disney para o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Em iniciativa do núcleo de produção do SportsCenter, ESPN e Star+ também produziram o terceiro título original da faixa "Reflexões" focado na comunidade LGBTQIA+, quando são colocados frente a frente atletas profissionais e funcionários Disney integrantes do grupo de Diversidade e Inclusão.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem