Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Mês do Orgulho inspira séries sobre a questão LGBTQIA+ no esporte

Canais ESPN e OFF lançam produções que refletem sobre preconceito e inclusão

Personagens de série sobre o orgulho LGBTQIA+ no esporte
Imagem da série Todas as Cores do Brasil, do canal OFF, inspirada pelo Mês do Orgulho (LGBTQIA+) - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mês do Orgulho, junho promove duas boas produções na TV para abordar preconceito por meio do esporte, uma pela ESPN e plataforma Star+, outra pelo Canal OFF e GloboPlay +Canais.

Nesta terça-feira (7) estreia nova série na faixa Reflexões, da ESPN, que vai receber semanalmente cinco personalidades do mundo esportivo que estarão frente a frente com funcionários do grupo de diversidade da Disney para debater temas ligados à comunidade LGBTQIA+ no esporte.

A ex-ginasta Laís Souza inaugura a lista para falar sobre o impacto da LGBTfobia e do capacitismo no universo esportivo. A Irã Silva, ela detalhou como foi o processo de se assumir como bissexual durante os anos que foi ginasta e de como a sua sexualidade ganhou mais repercussão do que o acidente que sofreu durante as Olimpíadas de Inverno.

"Saiu em uma revista que eu era bissexual e que eu tinha uma namorada. A notícia ficou mais importante do que eu ter quebrado o pescoço. Fiquei me perguntando como que as pessoas estão dando mais valor para a minha sexualidade do que o que acabou de acontecer?", disse Laís.

MUDANDO DE CANAL

Já no canal OFF, nesta mesma terça (7), às 21h, a pauta LGBTQIA+ nos esportes está na série Todas as Cores do Brasil, que acompanha atletas –profissionais e amadores– da comunidade LGBTQIA+ para contarem suas histórias e relatarem como o esporte pode servir como ferramenta de inclusão.

"As pessoas sempre me perguntam: ‘Vida é o seu nome real?’. Eu falo: ‘Sim, esse é meu nome real’. Inclusive eu posso ter diversos nomes reais e isso pode se transformar ao longo da minha vida. Somos múltiplos, somos muitos, os nossos corpos são fluidos e eles estão aqui para experimentar o que tiver de ser.", comenta Vida, atleta amador de remo.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem