Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Banda de Danilo Mesquita e Ravel Andrade faz show em São Paulo

Iniciativa é fruto da novela 'Rock Story' e é apadrinhada por Milton Nascimento

Os atores e músicos Danilo Mesquita e Ravel Andrade, da dupla Beraderos - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Fão de novelas, Milton Nascimento apadrinhou a banda Beraderos em meados de 2016, quando conheceu o projeto criado pelos atores Danilo Mesquita, 30, e Ravel Andrade, 28. O grupo se apresenta em São Paulo neste sábado (28).

Intérprete de Joaquim em "Além da Ilusão", Danilo aproveitará sua folga nas gravações da novela para ir até o Studio SP, na capital paulista, onde acontecerá o show da Beraderos com participação de Assucena e Junio Barreto. A abertura da casa acontece às 21h, e os ingressos estão à venda.

O grupo surgiu do encontro entre Danilo e Ravel nos bastidores dos Estúdios Globo, durante as gravações de "Rock Story", trama de Maria Helena Nascimento. Os atores davam vida aos personagens Nicolau e Du, respectivamente.

"A gente fazia uma novela junto e se encontrou, começou a pegar carona um com outro e descobrimos afinidades musicais. A gente gostava de ouvir som junto, depois a gente começou a se juntar para tocar violão e começamos a compor", conta Danilo.

Eles gostavam de escutar os discos de Chico César. Uma das gravações ao vivo tem como faixa de abertura a música "Béradêro", uma das preferidas da dupla. "A gente se emocionava muito, gostávamos de cantar o disco inteiro, estávamos sempre ouvindo".

Em uma das primeiras apresentações musicais, em meio ao nervosismo, os músicos tiveram uma ideia: "A gente decidiu cantar essa música à capela quando entrasse no palco. Como uma forma de oração, e para que esse nervoso passasse —uma forma de encarar a plateia de forma nua, logo de cara, para que para que a gente se sentisse fortalecido juntos", lembra.

Foi daí que surgiu o nome: "Baraderos", no plural. "Como se o nosso encontro viesse através desse disco, dessa canção do Chico", explica. A banda trabalha com músicas autorais, composições de Danilo e Ravel e participações de amigos. A exceção é a canção de Chico César, gravada em uma versão criada pela banda.

Já com Milton Nascimento, o encontro aconteceu por meio de Dennis Carvalho. Amigo pessoal do cantor e diretor de "Rock Story", ele organizou um jantar para apresentar Milton a Vladimir Brichta e Danilo, de quem o artista era fã por causa da novela.

"A gente conheceu ele e no dia seguinte ele foi gravar a cena final da novela com todo o elenco. O Ravel também o conheceu esse dia e, desde então, a gente não se separou mais", conta Danilo. Os atores passaram a frequentar a casa de Milton em Juiz de Fora (MG) e foram convidados para o aniversário de 75 anos do artista.

"Eu tive a sorte do mundo de poder conhecer meu ídolo, minha maior referência, e de poder ser amigo dele. Aos poucos a gente foi construindo essa amizade verdadeira, de gostar de estar junto, de ouvir música junto, de ver novela junto... E eu acho que a parceria musical surge da amizade", afirma.

O cantor foi uma das primeiras pessoas a escutar as canções do grupo, e os incentivou a continuar. Seu filho, o empresário Augusto Nascimento, foi quem sugeriu que Milton gravasse a música "Caminhar". "A gente achou uma loucura, era o maior presente da nossa vida".

Danilo conta que, além da amizade com o cantor, Augusto e Alexandre Ito Primo ajudaram os Beraderos a trilharem seus primeiros passos. "Essas pessoas são fundamentais nessa parceria, nessa amizade, na construção dessa relação inteira. Sou muito agradecido porque realizei o maior sonho que eu tinha na arte, e essas pessoas que nos abriram as portas e acreditaram na gente", diz.

Hoje, Alexandre faz parte da banda como contrabaixista e produtor musical. Os percussionistas Júlio Diniz e Ronaldo Silva, e o fagotista e saxofonista Simon Bechemin completam o grupo, que tem aumentado a agenda de shows.

Danilo conta que conciliar os ensaios da banda com as gravações da novela é tarefa difícil, e não deixa de comentar os esforços de Ravel e dos músicos, que também tocam na Orquestra Sinfônica Brasileira. "O tempo é sempre um pouco apertado, mas a gente faz com todo o amor do mundo", conclui.


SERVIÇO

27/05, às 21h - Beraderos com participação de Assucena e Junio Barreto

Local: Studio SP - Rua Augusta, 591 - Consolação, São Paulo (SP)

Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/beraderos/



08/07, às 19h30 - Beraderos

Local: Teatro Rival Refit - Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ)

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/73482


Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem