Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Globo testará nova faixa de novelas na madrugada

'Cara e Coragem' terá segundo horário logo após o Conversa com Bial

Moa (Marcelo Serrado), Pat ( Paolla Oliveira ) e Clarice ( Taís Araujo ) - João Miguel Júnior/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pela primeira vez na história de sua programação, a Globo terá um segundo horário para uma mesma novela inédita. "Cara e Coragem", de Cláudia Souto, com direção de Natália Grimberg, estreia na segunda-feira (30) na faixa das 19h30, e também irá ao ar logo após o Conversa com Bial, visando sobretudo o público jovem, que representa 1/3 dos televisores ligados no horário.

A ideia é capturar uma plateia que não consegue chegar em casa a tempo de ver a novela das sete. De segunda a sábado, a comédia romântica com ação protagonizada por Paolla Oliveira, Marcelo Serrado, Tais Araújo e Paulo Lessa poderá ser vista em horário alternativo.

A novidade é o oposto do histórico de estratégias da Globo. Na era pré-GloboPlay, quem perdesse um capítulo de novela no horário em que era exibido não conseguia mais recuperá-lo. Houve até um tempo em que era possível gravar a programação por meio de videocassete, mas esse período logo passou, com o avanço dos recursos digitais e antipirataria.

A abertura desse segundo horário foi bastante estudada, pois também pode inibir a busca pela novela no GloboPlay, sob demanda. Mas a direção da casa avaliou que servirá como teste para traçar novas estratégias.

Em 2019, a Globo fez outra experiência com alternativas para suas novelas inéditas, ao antecipar os capítulos da novela das seis "Órfãos da Terra" para assinantes. Muita gente aderiu e aplaudiu, mas não deve ter funcionado bem para a empresa, pois a ação não se repetiu mais.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem