Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Globo define datas de debates eleitorais

Na TV, CNN, Band, SBT, RedeTV! e Rede Aparecida também preveem encontros

William Bonner, jornalista e apresentador
O jornalista William Bonner no cenário do JN - @realwbonner no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quase todas as emissoras já se manifestaram sobre o planejamento para a realização de debates eleitorais entre agosto e outubro, tanto para a esfera federal como para os pleitos estaduais.

A Globo, plataforma que mais interessa aos candidatos em razão da força da vitrine do veículo, também já teve representantes do seu jornalismo reunidos com enviados dos principais partidos políticos, definindo as datas para os encontros a serem promovidos pela emissora.

Como de praxe, a Globo ficou com a última semana do prazo para a propaganda política e a exibição de debates. O encontro para a sucessão presidencial está marcado para 29 de setembro, uma quinta-feira, em primeiro turno. Caso haja segundo turno, o programa está agendado para 28 de outubro, sexta-feira.

Os debates a governos estaduais foram agendados para a antevéspera e véspera do embate presidencial, sendo 27 de setembro no primeiro turno e 27 de outubro onde houver segundo turno.

William Bonner segue como nome mais cotado para ancorar os embates presidenciais e para acompanhar Renata Lo Prete na cobertura das apurações de votos e análises nos dias em que os brasileiros forem às urnas, lembrando que em primeiro turno, também serão escolhidos os novos integrantes da Câmara de Deputados e do Senado.

OUTROS ENCONTROS

O primeiro debate entre candidatos à presidência está marcado para 6 de agosto, pela CNN Brasil, e será realizado no auditório da Fecomércio, em São Paulo. A Jovem Pan marcou encontro entre os presidenciáveis para 9 de agosto. Na Band, o debate está marcado para 14 de agosto e, em caso de segundo turno, 6 de outubro.

A Folha e o UOL promoverão a partir deste mês de abril sabatinas e debates com os candidatos à Presidência da República, Vice-Presidência, ao Senado e aos governos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará.

Para as sabatinas com os postulantes ao cargo de presidente serão convidados os oito candidatos mais bem colocados da última pesquisa Datafolha, divulgada em 24 de março.

As sabatinas serão transmitidas pela internet, nos sites da Folha e do UOL, e terão duração de uma hora e meia. As conversas com os candidatos à Presidência ocorrerão de 18 a 25 de abril. Em caso de segundo turno, serão promovidas sabatinas de 10 a 14 de outubro.

No dia 17 de setembro, serão realizados os debates com candidatos aos governos de São Paulo e do Rio de Janeiro pelo SBT, que fechou parceria com a revista Veja, o jornal O Estado de S,Paulo e a Nova Brasil FM. Em 24 de setembro, o grupo promove o debate presidencial do primeiro turno. Um possível segundo turno levou o mesmo pool a reservar as datas de 15 de outubro para governos estaduais e 22 de outubro para a disputa pelo Palácio do Planalto.

Na RedeTV!, o debate presidencial está agendado para 2 de setembro nos estúdios da emissora, em Osasco, na Grande São Paulo, com mediação de Luís Ernesto Lacombe e Amanda Klein. Na semana seguinte, em 9 de setembro, Mauro Tagliaferri e Millena Machado coordenarão o embate entre os candidatos ao governo do estado em São Paulo.

Se houver segundo turno, o debate estadual ocorrerá no dia 10 de outubro. Já o encontro entre os dois primeiros colocados na disputa presidencial está reservado para o dia 17 de outubro.

A TV Aparecida marcou para 13 de setembro, às 21h, o encontro entre aspirantes à cadeira do Palácio do Planalto. O debate acontecerá dentro do complexo do Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP).

No caso do SBT/Estadão/Nova Brasil e Veja, os encontros serão sempre aos sábados, às 19h. Já a Band marcou os debates para as noites de domingo, a partir das 20h.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem