Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Canal voltado ao protagonismo negro chega ao streaming

'Tia Má com a Língua Solta' está entre os conteúdos disponíveis na Looke

Foto mostra banner de 'Tia Má com a Língua Solta'
'Tia Má com a Língua Solta' divulgação - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

"Tia Má com a Língua Solta", show de stand-up apresentado por Maíra Azevedo, 41, em 2018, agora pode ser visto pela plataforma de streaming brasileira Looke, por meio do canal Todos os Negros do Mundo (TNM). Fundado pelo diretor e produtor Anderson Jesus, o canal pertence ao hub homônimo, voltado à produção de conteúdos audiovisuais protagonizados por pessoas negras.

"Somos um canal de notícias, uma TV web e uma geradora de conteúdos exclusivos. No nosso formato de trabalho, quando falamos de inclusão, estamos falando também de protagonismo, de pessoas que estão à frente dos projetos, gerindo e coordenando", conta Jesus.

O espaço Todos os Negros do Mundo foi criado em 2018 como o Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação. Planejado para ser um portal de notícias, o projeto foi adaptado para dar vida à produtora.

A criação do núcleo conversa com o momento vivido pelos setores da cultura e do audiovisual brasileiros, em que produções pensadas por e para pessoas negras têm crescido como reflexo de uma demanda de mercado, como apontou Lázaro Ramos em entrevista ao Roda Viva nesta segunda (11).

Lançado em 2019 na Redetv!, o Trace Trends, show de variedades voltado à cultura afrourbana dirigido por AD Júnior, é outro exemplo relevante. Em 2021, o programa foi para a Globo, onde passou a ser exibido no Multishow e disponibilizado pelo Globoplay.

A série documental "Depois das Grades", que dá visibilidade a histórias socialmente invisíveis de pessoas encarceradas no Brasil, conduzindo o público a questionar a conjuntura do sistema carcerário no Brasil, é mais uma das produções disponíveis no Looke, por meio do canal TNM.

Há ainda o programa cultural Listas Extraordinárias, que leva o espectador a passear por curiosas e divertidas listas sobre os mais variados temas e assuntos da cultura pop, como games, filmes, heróis e quadrinhos, e o documentário "Cultura de Periferia em Tempos de Pandemia", que mostra como a pandemia afetou periferias brasileiras.

O Looke é um serviço de streaming de vídeos sob demanda com mais de 10.000 títulos de todos os gêneros. A assinatura mensal custa R$16,90.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem