Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Adoniran Barbosa abre série sobre o Carnaval de SP na Globo

Centenário de sambista é o enredo deste ano da escola Dragões da Real

Repórter entrevista uma mulher
Rômulo D'Avila entrevista Marcela Ferraz, da Rosas de Ouro - Divulgação/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

A cobertura do carnaval de São Paulo na Globo começa nesta quarta-feira (30). A jornalista Patricia Falcoski pega o Trem das Onze na Estação da Luz, em uma matéria da série de reportagens especiais que passam a ser exibidas nos telejornais regionais --Bom Dia São Paulo, SP1 e SP2, sobre o carnaval na capital paulista.

O centenário de Adoniran Barbosa, autor da icônica canção "Trem das Onze", é o enredo deste ano da escola Dragões da Real. A matéria foi exibida no SP1, abrindo a série "Enredo", que mergulha no tema do Carnaval de cada agremiação.

"Tive o privilégio de pegar esse trem com os músicos da escola. E a gente conta essa história, lembrando quem foi Adoniran Barbosa, esse sambista que, com aquela voz rouca, não tocava instrumento nenhum, mas que fazia sambas incríveis, sempre ali na caixinha de fósforo", celebra a repórter.

Patrícia também se reuniu com os Demônios da Garoa para uma apresentação no Bixiga, bairro tradicional frequentado por Adoniran.

Já o Bom Dia Brasil traz os bastidores do Carnaval paulistano e apresenta personagens fundamentais para que a escola chegue à avenida. Antes da exibição de cada matéria, os noticiários darão informações gerais sobre a escola de samba apresentada, com o samba enredo e o número de integrantes, alas e carros alegóricos.

Ao lado de Patrícia Falcoski, o repórter Rômulo D'Avila realizou entrevistas nas agremiações. Entre tantas, ele destaca sua conversa com Marcela Ferraz, que lhe falou sobre seu amor por sua escola de samba. Ela contou que foi à Rosas de Ouro pela primeira vez ainda na barriga da mãe, e lá cresceu, tornando-se passista e levando o sonho de um dia ser rainha da bateria.

"Acabou se descobrindo como ritmista e hoje é diretora de chocalho da escola. Quando eu perguntei o que o carnaval representava para ela, respondeu: 'Representa a minha vida. Se eu tirar o Carnaval da história da Marcela, não sobra nada. Porque a minha vida é o Carnaval.’ Esse ‘não sobra nada’ me marcou tanto. A história dela é a de muitas pessoas que crescem dentro de uma escola de samba", conta o repórter.

Ao produzir a matéria sobre a Barroca Zona Sul, que vai ao ar na sexta-feira (1º), no Bom Dia Brasil, Patrícia destaca a dedicação de Laércio Minas, 86. "Ele é um senhor que faz absolutamente tudo na escola: abre o portão, cozinha, costura, é aderecista. Quando eu perguntei a ele o que o motiva a fazer tudo isso há tanto tempo, ele disse: 'É o sorriso das pessoas, não é só o meu sorriso'", relembra.

Por fim, o SP2, traz a série Nota 10, com reportagens sobre como as escolas que tiraram nota 10 no último Carnaval tentam manter a excelência para repetir a aprovação do júri. "Mesmo quem tem tradição precisa se reinventar. Casais que desfilam há 30 anos se destacam pela dedicação", conclui Rômulo.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem