Música

Grupo Demônios da Garoa se apresenta pela 1ª vez na Europa

Conjunto toca em festival na França, que homenageia cidade de São Paulo

Demônios da Garoa se apresenta pela primeira vez na Europa em festival que homenageia São Paulo
Demônios da Garoa se apresenta pela primeira vez na Europa em festival que homenageia São Paulo - RFI
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu RFI
São Paulo

O grupo Demônios da Garoa existe há 76 anos e já até entrou para o Guinness Book como o “Conjunto Musical mais antigo da América Latina em atividade”. Nesse mês de julho, eles passam pela França para participar do Festival Les Escales, que acontece nos dias 26, 27 e 28 na cidade de Saint-Nazaire.

Nessa edição, o evento faz uma homenagem à cidade de São Paulo. Para falar sobre o primeiro show do grupo na Europa, a RFI conversou com o integrante mais novo, Ricardo Rosa, o Ricardinho.

Parte da 3ª geração do Demônios da Garoa, Ricardinho é filho de Sérgio Rosa, com quem divide o palco atualmente, e neto de Arnaldo Rosa, um dos fundadores do grupo. Ele lembra que os valores de família são a essência não somente da banda, mas também da base de fãs. “No Brasil, você vê o avô, o pai e o neto nos shows chorando e se emocionando. Não tem um churrasquinho que não sai um Trem das Onze ou Saudosa Maloca”, afirma.

Mas a “integração” de Ricardinho não foi automática. “Desde pequeno, acompanhei os ensaios, sempre quis estar no meio deles. Até que surgiu a oportunidade de entrar como músico de apoio primeiro, como percussionista. Ali, eu passei bons anos aprendendo, porque tem todo um laboratório em torno da maneira de cantar, a conduta no palco”, explica. “Para minha felicidade, após a gravação do DVD de 2005 fui convidado para me tornar um integrante oficial.”

OPORTUNIDADE ÚNICA

Ricardinho lamenta que as primeiras formações do Demônios da Garoa não tiveram a chance de viajar ao continente europeu, mas o músico pretende aproveitar sua oportunidade de tocar na França. “Trazer todo esse legado e história para cá está sendo muito especial. Ontem já nos apresentamos num ‘pocket show’, tivemos um primeiro contato com o público francês, que nos agradou muito. São muito participativos, interagiram com a gente”, conta o músico.

Questionado sobre qual seria a essência da música de São Paulo, grande homenageada desta edição do Les Escales, Ricardinho não titubeou: “Modéstia à parte, é o Demônios da Garoa juntamente com Adoniran Barbosa, um casamento feliz da música popular brasileira. O Adoniran compondo e o Demônios da Garoa interpretando e transformando as músicas em sucesso.”

Ricardinho não exagera. O Demônios da Garoa foi eleito em 2001, por uma pesquisa realizada pela Folha para a comemoração dos 450 anos da cidade, como a “personalidade que mais tem a cara da capital”. O grupo recebeu 28% dos 2191 votos.

Uma versão exclusiva de “Trem da Onze”, em francês, foi preparada para o festival. Além do Demônios da Garoa, participam do Les Escales artistas como Céu, Tássia Reis, Edgar e também os grupos Sepultura e Teto Preto. 

RFI
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem