Zapping - Cristina Padiglione

Jogos de Inverno ganham espaço na TV paga e compactos na TV aberta

Evento ocupa SporTV, com seleção mais restrita à Globo

Equipe de cobertura esportiva de Globo em Pequim, na China
Equipe de cobertura esportiva de Globo em Pequim, na China - Globo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

A partir desta sexta-feira (4), as madrugadas brasileiras ganham a companhia da transmissão da 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizada em Pequim, na China.

A Globo enviou equipes para capital chinesa para a cobertura esportiva do evento, que se distribuirá pelo SporTV, GE (Globo Esporte) e TV aberta. A cerimônia de abertura acontece no estádio Ninho do Pássaro, onde será acesa a pira olímpica —o local é o mesmo da abertura dos Jogos de Verão de 2008.

O Sportv2, com sinal aberto no GE, promete exibir todos os acontecimentos ao vivo, a partir das 9h, com a narração de Sergio Arenillas e comentários de André Spinola e Isabel Clark. Já a TV Globo exibe um compacto da festa logo depois do Jornal da Globo.

No primeiro dia de competições, Carlos Gil estreia no programa Sportv Zero Grau, às 21h. Às 22h, o Sportv2 transmite ao vivo duas partidas de duplas mistas de curling. Às 23h, há o início das disputas femininas do snowboard slopstyle.

A programação segue durante a madrugada, com mais quatro jogos do torneio de duplas mistas de curling às 3h. Às 5h30, vai ao ar a final de 3000m da patinação de velocidade.

Já pela manhã, às 7h, começa a disputa por medalhas na modalidade moguls do esqui estilo livre. E, encerrando as transmissões do primeiro dia, às 10h tem mais patinação de velocidade, desta vez com as provas para as duplas mistas. Ao todo, serão cerca de 14 horas por dia de conteúdo dos Jogos de Inverno.

Meninas na área

Mesmo anunciando que pretende ampliar a participação feminina na cobertura esportiva, a Globo terá apenas oito profissionais do sexo feminino entre os 22 comentaristas contratados para os Jogos Olímpicos de Inverno. O time inclui em Pequim inclui Tatiana Bueno, primeira repórter cinematográfica da Globo a participar da cobertura de um grande evento fora do país.

Desequilíbrio maior acontece entre brancos e negros. O repórter de vídeo Rodrigo Franco, de Belo Horizonte (MG), foi o único jornalista negro escalado para ir a Pequim. Ele se revezaria na cobertura com José Renato Ambrósio, de São Paulo, e Guilherme Roseguini, correspondente em Nova York.

No entanto, a comunicação da Globo informou que a ida de Franco foi cancelada depois que o repórter recebeu diagnóstico positivo para Covid-19.

Ao todo, serão quatro mulheres em Pequim: Mariana Bomfim, chefe de cobertura, a produtora executiva, uma produtora, e Tatiana Bueno. Segundo a cinegrafista, sua escalação foi uma grata surpresa: "Recebi a notícia com muita surpresa, mas com muita alegria e gratidão. Está sendo um sonho incrível para minha vida profissional e pessoal. É um divisor de águas".

No Sportv, Natália Lara narrará as transmissões em dupla com Sergio Arenillas.

A equipe viajou para a China no final de janeiro. Os profissionais da emissora só poderão circular pelos trajetos do evento e nos locais de competição, sem passeios por pontos turísticos. A determinação vem do Comitê Olímpico Internacional.

Além das questões políticas, a medida foi tomada para evitar os riscos de contaminação da Covid-19. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, realizadas em 2021 no Japão, um relaxamento com o uso de máscaras por atletas, jornalistas e outros credenciados, incluindo dirigentes de confederações, foi denunciado.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem