Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu Natal

Porta dos Fundos alfineta Bolsonaro em campanha de novo especial

Anúncio promete 'Um Natal terrivelmente animado', em referência a evangélico no STF

Animação Porta dos Fundos - Jesus (Rafael Portugal)
Jesus anda sobre as águas no Especial de Natal Porta dos Fundos 2021, que retrata o filho de Deus no Ensino Médio - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo especial de Natal do Porta dos Fundos, "Te Prego Lá Fora", chega nesta quarta-feira (15) à Paramount +, com a missão de atrair novos assinantes para a plataforma de streaming da ViacomCBS, conglomerado ao qual o próprio Porta dos Fundos pertence, como sócio em 51% de Fábio Porchat, Antonio Tabet, Gregório Duvivier, João VIcente de Castro, Ian SBF e cia..

Pela primeira vez em versão animada, o especial, produção que todo fim de ano costuma gerar alguma gritaria entre cristãos --e já rendeu até tentativas de censura e ataque terrorista à sede do grupo, no Rio--, "Te Prego Lá Fora" não perde a chance de cutucar o presidente Jair Bolsonaro antes mesmo da estreia.

Em referência à frase do presidente de colocar "alguém terrivelmente evangélico no STF", promessa agora cumprida pela nomeação de André Mendonça, a campanha de lançamento do novo especial anuncia "Um Natal terrivelmente animado".

Os anúncios estarão espalhados pelas ruas de São Paulo, Rio e Brasília, além de estamparem os perfis do grupo em suas redes sociais, lotadas de seguidores.

Porta dos Fundos divulga cartaz de Especial de Natal do Porta dos Fundos
Porta dos Fundos divulga cartaz de Especial de Natal do Porta dos Fundos - Divulgação

O enredo, mais uma vez assinado por Porchat, ficciona a adolescência de Jesus e sua chegada à etapa escolar que corresponderia ao nosso Ensino Médio. Dublado --e inspirado fisicamente em Rafael Portugal--, o filho de Deus em sua versão atual tem de se conter para não sair por aí fazendo milagres, sob o risco de ser perseguido na sua condição de Messias.

Fábio De Luca dubla Lázaro, o melhor amigo de Jesus, que Porchat transporta da fase adulta para uma suposta relação na adolescência. Lázaro, na verdade, é o grande mocinho dessa história.

"As pessoas se perguntam se Jesus voltará à Terra. Jesus estaria hoje entre os mais pobres, provavelmente ao lado do Padre Júlio Lancelotti, com certeza não estaria com o Silas Malafaia", diz Porchat, que sempre relê trechos da Bíblia antes de rascunhar os especiais de Natal de cada ano.

O novo programa tem produção da Stricnina, produtora da Cazé Peçanha, que trabalhou pessoalmente na criação do filme. São apenas 30 minutos de edição, tempo suficiente para tomar meses e meses de trabalho, já que a animação consome prazos mais longos do que as produções em live action, a dita dramaturgia em carne e osso.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem