Zapping - Cristina Padiglione

Maju Coutinho vem romper a hegemonia branca na bancada do Jornal Nacional

Apresentadora será a primeira negra na bancada do noticiário

A jornalista Maju Coutinho
A jornalista Maju Coutinho - Greg Salibian/Folhapress

Descrição de chapéu Agora

Moça do Tempo no Jornal Nacional, Maju Coutinho estreia naquela bancada como plantonista de sábado, a partir deste fim de semana (16).

Em quase 50 anos de JN, ela será a primeira mulher negra a apresentar o jornal, onde Heraldo Pereira estreou em 2001, como o primeiro (e único) negro no posto.

Desde o ano passado, quando Heraldo virou apresentador na GloboNews, sua presença passou a ser menos frequente na bancada o JN. Em 2018, ele foi o plantonista que menos substituiu William Bonner.

A ida de Maju Coutinho para o Jornal Nacional não prevê novo nome no rodízio dos sábados do jornal Hoje, onde ela havia estreado como apresentadora. A Globo afirma ainda, em resposta a esta coluna, que Maju não entrou no lugar de ninguém no Jornal Nacional, apenas aumentou a lista de plantonistas do noticiário.

Embora a emissora não diga, isso só confirma que se percebeu a necessidade de romper com a predominância branca daquela bancada. E antes que alguém entenda esse contexto como algo que atribui o cargo à moça só em função da pluralidade racial, que fique claro: antes de mais nada, ela é altamente merecedora do posto. 

 

A Globo liberou seus jornalistas para falarem sobre Ricardo Boechat na tela e nas rádios da Band, e nem poderia ser diferente. Apresentadora da GloboNews, Leilane Neubarth, que trabalhou com Boechat no Bom Dia Brasil, foi além, e disse que ouvia a BandNews FM todos os dias e continuará a ouvir, porque gosta e faz parte de sua rotina.


PRIORIDADE

O SBT já trabalha com foco no novo talk show de Maisa Silva, “Maisera”, para gravar um piloto e logo oferecer o projeto a agências de publicidade e anunciantes. A meta é estrear ainda em março.

Agora

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione, 48, é jornalista e escreve sobre assuntos relacionados à televisão. Ela cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Ela passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016), entre outras publicações. Ela também tem o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br), hospedado no site da Folha.

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem