Colo de Mãe

Chegaram as férias, aquele momento em que as mães piram e as professoras comemoram

Criança em casa é sinônimo de caos instalado

Férias são momento de bagunça instalada nos lares - Fotolia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Eu adoro as férias escolares e já falei sobre isso em outra coluna. É dos momentos do ano em que conseguimos fugir um pouco dos horários apertados que as obrigações escolares impõem aos filhos e, consequentemente, às mães e às famílias.

Mas sei que as férias são um momento de bagunça instalada nos lares. Sempre lembro do meme em que as mães estão descabeladas e as professoras, felizes, comemorando a pausa de julho.

Se já é caótico quando as mães têm férias, imagina para quem, como eu, não consegue parar. Para mim, o mês de julho, quando nunca consigo tirar “uns dias”, é de caos.

Laura, a caçula, faz aniversário, assim como eu. Então, temos sempre bolos para preparar. Além disso, como minha rotina inclui trabalhar aos finais de semana, a falta de tempo parece que eleva o nível de animação das minhas filhas e eu fico quebrada.

Sei também que, mesmo as mães que conseguem ficar com os filhos, aproveitam para colocar muita coisa em ordem: ir ao médico e ao dentista é apenas um dos itens da agenda materna que costuma ser ticado em julho.

Também é o mês da organização dos armários, de ver qual roupa ainda cabe e o que é preciso repor. E como as crianças crescem rápido! As calças do inverno passado ficam no meio da canela. As blusas estão no cotovelo. É uma correria para comprar roupas.

E os gastos? Filho em casa é sinônimo de aumento nas despesas domésticas. Por isso, é preciso ter cuidado. Sobem as contas de água e luz. E o orçamento do supermercado sempre extrapola.

Mas quem pensa que mãe não vê a hora de as aulas voltarem está enganado. A gente reclama, mas é da boca para fora. Mãe gosta mesmo é de filho junto. De filho pulando cedo em cima dela na cama, bem quando se podia dormir mais um pouquinho.

Mãe gosta de dar a sobremesa antes do almoço “só porque é férias”. Gosta de ir ao cinema ver desenho animado e comer muita pipoca com a desculpa de que é preciso entreter as crianças. Ah, como as férias são deliciosas!

Agora

Colo de Mãe

Cristiane Gercina, 42, é mãe de Luiza, 15, e Laura, 9. É apaixonada pelas filhas e por literatura. Graduada e pós-graduada pela Unesp, é jornalista de economia na Folha. Opiniões, críticas e sugestões podem ser enviadas para o email colodemae@grupofolha.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem