Colo de Mãe

O que garante sorrisos e filhos saudáveis é ter uma mãe dedicada e que não se anule

Seja uma mãe forte e presente na vida de seus pequenos

Mãe beijando seu filho sorridente
Mãe beijando seu filho sorridente - Fotolia
Descrição de chapéu Agora

Seu filho não precisa que você faça o quarto mais lindo do universo, tenha a casa mais bacana, com oito quartos e varanda gourmet. Seu filho precisa de um teto com aconchego e muito carinho. 

Seu filho não precisa da escola mais cara, da que tem melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nem do colégio mais tradicional do bairro, no qual talvez você tenha estudado ou tenha sonhado em estudar. Ele não precisa aprender a escrever o nome aos três anos, a contar até cem aos quatro e a ler aos cinco.

Seu filho precisa saber que poderá contar com você e com sua dedicação nos momentos em que se sentir sozinho ou desamparado. Seu filho precisa aprender a escrever a própria história, com dignidade desde muito cedo.

Seu filho não precisa que você trabalhe 12 horas por dia para dar a ele o que você não teve ou garantir a ele o futuro brilhante que você quer. Seu filho precisa de sua presença na medida certa, de sua presença inteira e entregue. Seu filho precisa do seu exemplo e do seu legado.

Mas seu filho também não precisa que você deixe de trabalhar para ficar 24 horas ao lado dele. Ele precisa de você forte e feliz, equilibrando vida e problemas.

Seu filho não precisa que você se anule, que deixe de ser feliz nem que esconda dele a realidade de seus erros. Seu filho precisa de alguém que se assuma humano, que chore, caia, levante, dê a volta por cima e o ensine que todos merecem uma segunda chance.

Seu filho não precisa de pequenos ou grandes presentes, de pequenas ou grandes comemorações em datas especiais. Seu filho precisa que você se lembre dele. Da promessa de ir ao parquinho de areia, das férias juntos e das risadas em momentos de descontração.

Seu filho não precisa de roupas de marca, enxoval importado e brinquedos de outros países, o que ele precisa é de atenção para as suas pequenas necessidades diárias. Precisa que você o ensine a comer, a andar, a dormir e a falar.

Você, assim como eu, pode estar se sentindo cansada, achar que merece um fim de semana na praia ou um café da tarde com as amigas. Longe de tudo. Longe, principalmente, de seu filho e de todas as obrigações que a vida materna traz. Sim, nós merecemos. Mas, depois de sermos mães, a nossa felicidade jamais deverá passar pelo abandono da presença ao lado deles. Porque, senão, estaremos abandonando a nós mesmas.

Seu filho precisa de você. Muito mais do que dinheiro e do que qualquer bem material, embora eu saiba que, em muitos momentos da vida, ter grana dá certo conforto no mundo capitalista. Mas dinheiro não compra sorrisos. O que garante sorrisos é dedicação e amor. Firmeza e presença. União e afeto. O que garante sorrisos e seres humanos saudáveis é saber que tem uma mãe dedicada, inteira e que não se anula, mas que sabe ser a diferença na vida de um ser em formação.

Agora

Colo de Mãe

Cristiane Gercina, 39, é mãe de Luiza, 11, e Laura, 6. É apaixonada pelas filhas e por literatura. Graduada e pós-graduada pela Unesp, é editora-assistente de Grana do jornal Agora, empresa do Grupo Folha. Quer ver o desenho do seu filho publicado na coluna? Envie-o para o email colodemae@grupofolha.com.br com nome completo e idade da criança, nome e celular do responsável.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias