Cabelo, Make & Mais

Maquiagem: quatro truques para dar um up no visual

Quando um detalhe faz toda a diferença no resultado da produção.

2a-sombra-avermelhada-maquiagem-desfile-bobstore - Duda D'Amore/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maria Cecília Prado

Nos backstages dos desfiles de moda, uma das coisas que adoro fazer é observar como os maquiadores constroem os “looks” de beleza a partir de detalhes muito sutis.

Uma pincelada aqui, um produtinho estratégico aplicado ali e pronto: a maquiagem ganha aquele toque especial que faz o visual crescer na passarela.

Separei quatro desses truques, flagrados na última SPFW, para mostrar como se faz a mágica. E, ao mesmo tempo, dar dicas para você deixar também o seu “make” mais especial. Confira!

Para delinear com mais precisão

No desfile da marca Pat Bo, com beleza do maquiador Rodrigo Costa, o delineado gráfico em tons metálicos vibrantes era o destaque. Para acertar o desenho, siga o caminho ensinado pelo expert.

Primeiro, contorne olho por baixo, fazendo uma linha fina que sobe em direção à sobrancelha – ela funciona como a base do delineado.

Depois, defina o formato com um segundo traço, que parte do centro da pálpebra e se encontra com a pontinha do primeiro. Por fim, preencha o interior desse triângulo alongado com o delineador (ou a sombra pastosa) que estiver usando.

Para dar acabamento à sombra cremosa

 Vai usar sombra cremosa na maquiagem? Faça como a equipe do maquiador Daniel Hernandez, que criou o visual para a passarela da Bobstore.

Primeiro, aplique o produto em toda a pálpebra, usando um pincel achatado, que distribui melhor esse tipo de textura. Depois, dê acabamento às bordas com um outro tipo de pincel, mais fofinho.

Ele vai suavizar o limite entre a cor e a pele, deixando o resultado mais delicado. Dica extra: você pode substituir a sombra por um blush igualmente cremoso que o resultado também vai ficar interessante.

Para o visual da boca ficar perfeito

Boca vermelha pede acabamento impecável, e ele começa a ser construído antes da aplicação do batom. No desfile da marca Ão, a maquiadora Julia Tartari preparou os lábios das modelos com uma camadinha de balm labial.

A função: hidratá-los e recuperá-los para que a cobertura, criada com um lápis batom vermelho, ficasse mais uniforme. Prefere um acabamento mais opaco? Mesmo assim não pule a etapa do balm, apenas evite as versões mais untuosas.

E, depois de aguardar alguns minutos para a mucosa labial absorver a hidratação, remova o excesso pressionando delicadamente a boca com um lenço de papel.

Para o brilho ficar mais intenso

Uma das maquiagens mais bonitas desta última temporada paulistana de desfiles foi a do desfile de Patrícia Vieira, elaborada pelo artista Max Weber.

Em vez de sombra, ele usou batom líquido de efeito metalizado para ressaltar as pálpebras. E qual o segredinho para o brilho ficar bem intenso? Fazer o “make” em duas etapas.

Primeiro, espalhar o produto com pincel achatado em toda a área a ser maquiada, para criar uma base. Depois, acrescentar mais cobertura com o próprio pincel do batom.

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias