Cabelo, Make & Mais

Modernos e frescos: Veja alguns penteados para tirar o cabelo do rosto durante período de calor

Ideias de presos e semipresos para criar 'looks' leves e elegantes

Penteados para o verão
Penteados para o verão - Montagem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Quer tirar o cabelo do rosto? Deixar o pescoço fresquinho e à vista? Boas soluções não faltam.

Do rabo de cavalo revisitado, que fica moderno graças ao contraste de texturas, à trança lateral embutida, que dá um toque roqueiro ao visual polido, é possível variar bastante o “look” e enfrentar o calor que se aproxima com estilo.

A equipe do Amuse Studio, salão e escola de beleza da região de Cidade Jardim, na zona oeste de São Paulo, criou quatro visuais para inspirar na hora do penteado. Escolha o seu que eu ensino a reproduzir já!

 

Meio coque estilo donut
Meio coque estilo donut - Divulgação/Amuse Studio / R +

“Look” 1 – Meio coque estilo donut

> Aplique mousse para dar volume nas mechas (uma dose equivalente ao tamanho de um limão costuma ser o suficiente). Comece a espalhar pela raiz e continue pelo comprimento.

> Seque fazendo uma escova rápida —a ideia é tirar completamente a umidade, mas não alisar totalmente os fios. 

> A seguir, traga movimento enrolando mechas largas em um baby-liss de diâmetro médio. 

> Escove com uma escova achatada para soltar os cachos e deixar o cabelo com aspecto ondulado, e não encaracolado. 

> Separe todo o cabelo do alto da cabeça (a chamada região da coroa) e prenda em um meio rabo-de-cavalo alto, usando um elástico fininho. 

> Enrole o comprimento do rabo-de-cavalo sobre ele mesmo e fixe na base usando grampos embutidos, formando o coque. Lembre-se de esconder as pontas por baixo.

> Se o cabelo tiver pouco volume natural, fica a dica: desfie os fios do rabo-de-cavalo na parte próxima ao elástico antes de montar o coque.

Rabo-de-cavalo atual
Rabo-de-cavalo atual - Divulgação/Amuse Studio / R +

“Look” 2 – Rabo-de-cavalo atual

> Prepare o cabelo com mousse para dar volume.

> Seque fazendo uma escova rápida.

> Ondule o cabelo com baby-liss, seguindo os passos do “look” 1, mas comece a ondular a partir da metade do comprimento.

> Escove com uma escova achatada, para soltar os cachos.

> Puxe o cabelo para trás, para prender o rabo, e, com uma escova estreita e de cerdas firmes, própria para finalizar penteados, estique muito bem os fios junto à cabeça.

> Prenda o rabo-de-cavalo bem acima da nuca, para que fique visível tanto de lado como de frente. Use um elástico fino.

> Dê acabamento enrolando uma mecha fina de cabelo à volta do elástico.

> Borrife, mantendo distância, com spray de fixação. 

Trança embutida unilateral
Trança embutida unilateral - Divulgação/Amuse Studio / R +

“Look”3 – Trança embutida unilateral

> Prepare o cabelo com mousse para dar volume e também com algumas gotinhas de óleo de tratamento com efeito de proteção térmica.

> Faça uma escova polida, para deixar o cabelo com acabamento luxuoso. Preserve o volume encaixando a escova, durante a modelagem, pelo lado de baixo das mechas.

 > Divida o cabelo na lateral e, do lado com menos cabelo, faça uma trança embutida que vá acompanhando a cabeça e termine na nuca. Prenda a pontinha com um elástico fino e transparente e encaixe, com grampos, por baixo da própria trança, para que não fique aparente.

> Na parte que ficou solta, marque o comprimento usando um baby-liss largo. Posicione o aparelho na horizontal, na altura da orelha, e feche o clipe, sem se preocupar em enrolar a mecha na haste —a ideia é só encaixá-la entre a haste e o clipe para criar um movimento em onda. Aguarde alguns segundos, solte e repita logo abaixo, invertendo a posição do baby-liss (se você o encaixou primeiramente com o clipe voltado para fora, agora coloque-o novamente deitado, mas com o clipe voltado para dentro). Continue a modelar fazendo essas inversões estratégicas até chegar às pontas.

> Escove com uma escova achatada para dar mais polimento e soltar as ondas.

> Detalhe final: puxe alguns fios do alto da testa —os chamados —baby-hair e fixe no contorno da testa, usando um gel fino. Dá um toque ainda mais moderno ao resultado!

Coque alto em dois níveis
Coque alto em dois níveis - Divulgação/Amuse Studio / R +

“Look” 4 – Coque alto em dois níveis

> Faça uma escova polida. 

> Prenda todo o cabelo no topo da cabeça, esticando bem (use escova estreita para finalização) e criando um rabo-de-cavalo alto.

> Enrole o comprimento sobre si mesmo e comece a montar o penteado: ao fazer a primeira volta, deixe o acabamento mais certinho; na segunda volta, mantenha o cabelo mais frouxo e algumas pontas soltas. Fixe tudo com grampos embutidos.

> Borrife, à distância, com spray fixador.

Fotos modelos: R+R | Direção de criação: Diego Américo | Direção de arte: Luiz Zeidan | Styling: Osvaldo Costa | Cabeleireiros: Thiago Paiva e William Cruz | Maquiagem: Suelen Nógues | Modelos: Giselle Kugeratski, Sheila Baun e Tamires Araújo (Ford Models) | Retoque: Victor Wagner (VW Fusion) | Locação: estúdio Távola 41

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias