Cabelo, Make & Mais

Máscara facial: Benefício de um tratamento de 'beleza express'

Dicas de experts e produtos para cuidar da pele de forma fácil e ágil

Novos rituais de beleza facial podem trazer saúde e brilho para pele em menos de dez minutos
Novos rituais de beleza facial podem trazer saúde e brilho para pele em menos de dez minutos - Ekaterina Iatsenko/Fotolia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Elas têm uma alta concentração de ativos, devem ser utilizadas uma vez por semana ou quinzena e complementam que é uma beleza o tratamento facial. Mas, além de todos esses benefícios já conhecidos, as máscaras faciais agora têm outra vantagem: suas formulações estão cada vez mais fáceis de se usar.

É possível, por exemplo, fazer o ritual em menos de dez minutos –isso contando o tempo de espalhar e de retirar. Ou dormir com a máscara e acordar com a pele luminosa e mais hidratada no dia seguinte, pois algumas versões do produto são elaboradas para atuar durante o sono. 

E há as “sheet masks”, máscaras no formato da face feitas a partir de uma folha de celulose e impregnadas de soluções benéficas (uma invenção com assinatura coreana que, para a alegria das vaidosas, é a estrela do momento por aqui). Basta abrir a embalagem, posicionar sobre o rosto, deixar agir e depois retirar e jogar fora. Tudo feito para facilitar a vida.

Mas, qual escolher? Segundo a dermatologista Mônica Aribi, os cuidados mais importantes são optar por marcas reconhecidas (que oferecem variações mais eficientes e seguras) e por fórmulas que atendam às demandas específicas da sua pele. “As de ácido hialurônico, por exemplo, são ótimas. Além de hidratar, colaboram no tratamento anti-idade.

Já Sueli Sterling, esteticista e diretora do spa Espaço Kurma, lembra que antes de passar qualquer máscara é preciso limpar bem o rosto com uma espuma de limpeza adequada para suas necessidades, esfoliar e, sim, tonificar. 

“É importantíssimo, ajuda a equilibrar o pH da pele e preparar o caminho para a máscara agir melhor”, me explicou Sueli. Que ainda me ensinou mais um segredinho: o de associar máscaras para um resultado extra radiante. 

“Quem tem pele oleosa, por exemplo, vai obter um ótimo efeito se usar primeiro uma máscara que faça um detox e, depois de removê-la, utilizar na sequência uma versão hidratante. Outra boa ideia é, quando se tem o hábito de usar maquiagem diariamente, fazer uma purificante e complementar a sessão de cuidados com uma máscara hidratante ou nutritiva.”

Dicas checadas? Vale ver também a galeria de produtos a seguir. Ela está recheada de máscaras faciais com ótima relação benefício versus facilidade de aplicação –e de várias faixas de preço. Entre as descobertas ótimas e baratinhas e aquelas que são puro luxo, a chance de encontrar alguma que seja ideal para a sua pele é grande. 

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias