Cabelo, Make & Mais

Gloss versão 2018: Os novos jeitos de usar o brilho labial

Em looks simples ou maquiagens glamourosas, ele vem com força para a próxima temporada

Modelo no desfile da Lenny Niemeyer no SPFW N45 Verao 2019
Modelo no desfile da Lenny Niemeyer no SPFW N45 Verao 2019 - Marcelo Soubhia / FOTOSITE
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primeiro, amávamos gloss –difícil encontrar quem, entre os anos 1990 e o início dos anos 2000, não carregava um ou dois brilhos labiais no nécessaire. Depois, enjoamos: foram tantos batons mate e coloridos que chegaram às perfumarias que ele acabou ficando meio de lado. Mas como o mundo da beleza dá voltas, eis que o gloss anda ensaiando um retorno triunfal. E promete deixar o status de básico do dia a dia –papel que restou a ele nos últimos tempos– para voltar a ser um “must” das descoladas.

“No âmbito da moda, estamos atravessando uma fase com muitas referências esportivas”, explica Vanessa Rozan, fundadora do Liceu de Maquiagem e maquiadora oficial da Vult, com quem tive uma longa conversa sobre tendências dias atrás. “A boca brilhante, molhada, tem tudo a ver com esse universo.” 

Lia Weiz, maquiadora oficial da Too Faced no Brasil e apaixonada assumida por lábios cintilantes, acrescenta que a volta do gloss também se relaciona com o momento de alta experimentação que está acontecendo na maquiagem. “Hoje temos cosméticos de todas as texturas e efeitos, mais experiência de aplicação e muito desejo de testar todas as combinações possíveis. Recuperar o gloss e usá-lo para criar produções diferentes, com brilho nos lábios, na pele e até nos olhos, é algo que vai de encontro a esse movimento.”

Já que a onda “glossy” promete chegar com tudo, a hora é perfeita para conferir o que há de novo em estilos, produtos e técnicas de aplicação. A seguir, um guia rápido com o que você não pode deixar de saber sobre o look que será o queridinho da próxima temporada.

 

AS FÓRMULAS ESTÃO MAIS HI-TECH

Foi-se o tempo em que passar gloss era ficar com a boca grudenta. As fórmulas evoluíram muito e hoje é possível ter lábios extra brilhantes com muito conforto. A paleta de cores, por sua vez, se modernizou, com opções que passam pelo transparente puro, por tons discretos, por cores intensas e até por nuances fantasia, com maior ou menor transparência (outro benefício da evolução tecnológica). Não dá para reclamar, as novas encarnações do gloss atendem a qualquer tipo de gosto e de estilo.

TODOS OS EFEITOS SÃO PERMITIDOS

Brilho puro ou holográfico? Metalizado ou com micropartículas de glitter? Escolha aquele que mais combina com o seu repertório de beleza e de moda e vá em frente: todos os acabamentos estão liberados.

O PRODUTO É MAIS DEMOCRÁTICO

Funciona para as mais jovens, trazendo uma pegada fresca e “fashion”. Embeleza as mais maduras, proporcionando um efeito de boca preenchida e sensual. Não há muita restrição quando o assunto é gloss versus idade. “Eu só indicaria evitar o excesso de glitter caso a pessoa tenha ruguinhas à volta dos lábios, pois pode chamar mais atenção para esses vincos”, me explicou Lia Weiz durante nossa troca de ideias sobre o tema. “Já nudes e rosados com brilho vinílico e textura fluida têm o efeito contrário, enfatizam os lábios e trazem jovialidade.”

Atriz Gwyneth Paltrow attends na premiere de "Avengers: Guerra Infinita" em Los Angeles
Atriz Gwyneth Paltrow attends na premiere de "Avengers: Guerra Infinita" em Los Angeles - Getty Images for Disney

DÁ PARA COMBINAR E CONTRASTAR

Gloss fica lindo com o visual “glass skin”, outra beleza em alta. A combinação de pele perfeita, translúcida e com muito viço combinada com o brilho labial segue o estilo K-beauty (beleza à moda coreana) e é uma das mais desejadas no momento.

Não quer ficar tão etérea assim? Brinque com as texturas. Manter o gloss nos lábios, deixar a pele mate e apostar em um olho opaco e poderoso é glamour garantido, um visual que incorpora elementos de moda e é perfeito para ir a eventos e festas produzida na tendência.

E SE TIVER RECEIO, BAIXE O VOLUME

Brilho máximo não é exatamente o que você curte? Vá de balm. Ele também vem passando por uma repaginada e agora tanto está mais cosmético como mais visualmente versátil. “As novas formulações trazem um brilho molhado lindo, ainda que menos intenso que o do gloss, além de uma cartela de cores ampliada”, aponta Vanessa Rozan, que adora esse tipo de produto. Sem contar que hidratam bastante, benefício sempre desejável para quem tem lábios ressecados...
 

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias