Cabelo, Make & Mais

Inverno radiante: Maquiagem 100% tendência e à prova de frio

Segredos para driblar o ressecamento e deixar a pele mais viçosa

Saiba quais os cuidados com a pele no inverno
Saiba quais os cuidados com a pele no inverno - Fotolia/Folhapress

Com acabamento leve, porém impecável, e um brilho saudável e natural, a "glass skin" –tendência de beleza que vem da Coreia– tem tudo para conquistar as antenadas nesta temporada. Mas como chegar a esse resultado "glow" quando o vento sopra lá fora e a pele do rosto, em vez de irradiar frescor, dá sinais de estar sofrendo com o frio?

Conversei com o maquiador Alex Cardoso, professor da escola Beauty 4 Share, em São Paulo, para descobrir como conquistar o efeito do momento mesmo quando o ressecamento e a aspereza decidem sabotar o visual.

Boas notícias: as dicas do especialista, que vão do preparo aos toques finais do "look", são bem fáceis de seguir. 

HIDRATE SEM RECEIO

Hidratar o rosto antes de aplicar a maquiagem não atrapalha a fixação da base. Pelo contrário: quanto mais equilibrada a pele estiver, melhor será performance do produto e maior a sua aderência. É importante, claro, escolher um cosmético que seja adequado ao tipo de pele –para as maduras, hidratantes mais emolientes; para as jovens, fórmulas mais leves e fluidas ou gelificadas. Assim, a combinação entre o tratamento e a base será ideal.

DESCUBRA O PODER DOS ÓLEOS

As fórmulas mais modernas de óleos de tratamento facial são perfeitas para se usar nesta época do ano. Muito leves, com absorção express, trazem maciez e viço imediatos e ainda tornam a epiderme mais resistente. Podem ser usadas antes do hidratante ou misturadas à base, para obter um resultado ainda mais radiante. Faça a mistura na palma da mão (uma gotinha de óleo já basta) e aplique no rosto a seguir.

EXFOLIE COM MODERAÇÃO

Esse tipo de ritual é necessário, pois ajuda a eliminar células mortas e a recuperar o viço, mas deve ser adotado com mão leve, para não acentuar a sensibilidade da pele. Usar exfoliante uma vez por semana costuma ser o suficiente para garantir textura uniforme e abrir o caminho para que a maquiagem fique perfeita. Vale também utilizar exfoliantes labiais, que irão suavizar a mucosa dos lábios e remover películas secas. Mais uma vez, ter delicadeza na aplicação é essencial.

EXPERIMENTE UM PRIMER

Eles podem ser úteis para deixar a pele com aspecto ainda mais fresco e uniforme. Neste período de frio, prefira aqueles com efeito hidratante: os em versão aquosa para peles com tendência à oleosidade, os mais viscosos para quem tem pele normal ou seca. Formulações com ácido hialurônico costumam funcionar bem em todos os casos.

ESCOLHA A BASE CERTA

O ideal é optar por aquelas que tragam luminosidade, já que o acabamento muito opaco pode acentuar o aspecto de ressecamento típico da estação. “O bacana é que hoje é possível encontrar bases luminosas com todo tipo de consistência e textura”, ressaltou Alex Cardoso durante nossa conversa.

“Há as bem cremosas, as ultrafluidas, as sequinhas, as com efeito molhado...” Ou seja, existem alternativas que trazem conforto para quem gosta de pouca, média ou muita untuosidade e também para criar todo tipo de cobertura, da mais levinha à muito alta.

APLIQUE COM UMA EXPERT

Segredo final para uma pele maquiada com aspecto moderno, luxuoso e saudável: adotar a técnica certa na hora da aplicação. Use um pincel do tipo “duo fiber” (com dois tipos de cerdas, macias e firmes, e com densidade menor do que os pincéis tradicionais) para espalhar a base no sentido do centro do rosto para as bordas, fazendo movimentos circulares.

O acabamento ficará polido e fresco. Quer mais cobertura? Com uma esponjinha de maquiagem oval e flexível, deposite delicadamente o produto sobre a pele, fazendo uma leve pressão. Mas sempre em quantidades moderadas – excesso de base pode comprometer o resultado final.

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias