Cabelo, Make & Mais

Cabelos reais: o corte, a cor e o penteado das princesas modernas 

A atriz Meghan Markle e o príncipe Harry
A atriz Meghan Markle e o príncipe Harry - Toby Melville-27.nov.2017/Reuters


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Algumas nasceram com título, outras tornaram-se nobres ao se casar. Seja qual for a origem de sua realeza, Meghan  Markle, Kate Middleton, Maria-Olympia, Mako, Charlotte e Pauline estão ficando conhecidas por ter um estilo elegante com sacadas descoladas.

É um comportado com tempero --produções que não brigam com a etiqueta exigida pela posição social, mas que trazem elementos de modernidade. 

 Conversei com o cabeleireiro Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo, para saber o que faz a diferença na beleza dessas princesas da vida real. Aproveitei para falar com sua filha, Rafaella Crepaldi, maquiadora regional da Nars para a América Latina, para conferir os detalhes de maquiagem de cada uma delas.

Insights e dicas anotados, confira a lista dos destaques de cada visual!

Kate Middleton, duquesa de Cambridge

O cabelo de Kate virou verdadeira obsessão entre as britânicas --tanto que o cabeleireiro da princesa, Richard Ward, vive dando entrevistas sobre ele. O corte atual, um "long bob" entre o comprimento médio e o longo, tem leves camadas e uma marca registrada: o polimento impecável, dado por escova.

Para conseguir o efeito luxuoso, Julio Crepaldi revela algumas dicas importantes:

 1.  seque o cabelo com secador, passando os dedos entre as mechas, até tirar cerca de 60% da umidade. Só então comece a fazer a escova.

2.  modele a parte frontal do cabelo primeiro: é ela que enquadra o rosto e que fica visível a maior parte do tempo, por isso merece ser estilizada com mais cuidado, quando o cabelo está “no ponto” para a secagem ideal. Dedique-se à parte de trás só depois de terminar essa área. 

3.  Separe o cabelo em mechas de no máximo 6 cm de largura (e não muito densas) para fazer a secagem. Ao trabalhar com mechas finas, você consegue um polimento melhor.

4.  Finalize com um toque de óleo de tratamento capilar. Pingue uma gotinha (não mais) na palma da mão, friccione bem uma contra a outra e depois deslize pela superfície do cabelo. Aumenta o brilho e a maciez!

Dica de maquiagem: "A preferência de Kate Middleton é sempre por nuances rosadas, bem femininas e até adocicadas", explica Rafaella  Crepaldi. Tons cremosos e translúcidos modernizam o resultado. 


Meghan Markle, noiva do príncipe Harry, da Inglaterra

O casamento ainda leva meio ano para acontecer – está previsto para maio de 2018 –, mas a beleza de Meghan Markle já vem causando frisson desde que seu noivado com o príncipe Harry foi anunciado.

No cabelo, a cor castanha é valorizada com mechas fininhas, delicadas, em um tom não muito contrastado com a nuance natural. "Bem distribuídas pelo cabelo, elas trazem um efeito de brilho natural, de leve queimado de sol", me explicou Julio. "Além de dar um aspecto rico, a técnica de iluminar sem contrastar é tendência."

O visual, perfeito para as morenas se inspirarem, pede alguns cuidados de manutenção. Um dos principais: dar, esporadicamente, um banho de pigmento para reavivar a tonalidade.


Dica de maquiagem: o tom moreno da pele pede uma paleta quente de produtos de make. "Sombras, blushes e batons marrons, beges e metalizados, como bronze ou cobre, valorizam a beleza sexy de Meghan e de mulheres com o  seu biótipo", diz Rafaella. O contorno ligeiramente marcado acentua a sensualidade latente.


Maria-Olympia, princesa da Grécia e da Dinamarca

Para uma princesa bem jovem, Maria-Olympia tem apenas 21 anos, uma coloração idem. O loiro quente, que oscila entre o monocromático e a descoloração com mechas largas e irregulares, traz um quê contemporâneo e até mesmo um pouco irreverente para a aparência desta "It-girl" real. 

Lavar com um xampu apropriado para cabelos com química, alternar o condicionador com uma máscara (ambos também específicos para fios com descoloração) e usar "leave-in" que proteja contra o ressecamento e o amarelamento são medidas importantes para manter o loiro bonito.

Dica de maquiagem: a jovialidade também dá as caras no make de Maria-Olympia. Dois detalhes que traduzem essa pegada: a sombra cintilante no centro do olho (acende o olhar) e o delineador com traço grosso e mais curto que o tradicional (é gráfico e moderno).



Mako, princesa do Japão

Qual a solução para dar uma pegada um pouco desconstruída a penteados sóbrios? Usar franja pode ser uma delas. A princesa japonesa vem utilizando esse recurso já há um bom tempo e assim consegue suavizar os coques formais que sustentam sua poderosa coroa.

Julio Crepaldi dá um conselho para orientais que queiram seguir o modelito real: cortar uma franja irregular e desfiada. "O resultado ganha em delicadeza e atualidade", afirma o cabeleireiro. Borrifar a franja com pó texturizador é outra estratégia para aumentar o movimento.

Dica de maquiagem: "O visual da princesa Mako é delicado, puro, traz nuances neutras trabalhadas de uma forma muito leve para não roubar a beleza natural", analisa Rafaella  Crepaldi.

Destaque para a pele perfeita, sempre uma questão de honra para as orientais. Para conquistá-la e realçá-la, é preciso muito cuidado diário --com hidratação e produtos que regularizem o tom – e usar maquiagens leves e luminosas, como primers ou tratamentos pré-maquiagem que aumentam vivacidade e "BB Creams" que uniformizam sem roubar o frescor.


Charlotte Casiraghi, princesa de Mônaco

A bela Charlotte honra a fama do principado de Mônaco de ter princesas deslumbrantes. Mas essa é uma nobre ousada: penteados surpreendentes são sua especialidade. Os que mais valorizam seus traços fortes e perfeitos são aqueles puxados para trás. Neste caso, um look de efeito molhado. Parece feito com gel, concorda? Mas o segredo é molhar o cabelo, prepará-lo com pomada e só então pentear no sentido da nuca. Dá brilho e aspecto molhado mantendo a maleabilidade dos fios.

Dica de maquiagem: os penteados podem ter um viés até agressivo, mas no make  Charlotte gosta de ser natural. Truques para uma produção que é leve sem ser descuidada: usar um blush suave, em um tom entre o pêssego e o bege, e marcar apenas os cílios do canto externo com uma máscara de volume.


Pauline Ducruet, princesa de Mônaco

A prima de Charlotte, outra beldade monegasca, tem um estilo clássico de se embelezar. Mesmo assim, também quebra regras de vez em quando, como nos momentos em que moderniza o rabo de cavalo acrescentando textura ao penteado.

Julio Crepaldi ensina: prenda o rabo bem esticado, mas borrife o comprimento com um spray texturizador para dar um acabamento podrinho e interessante.

Dica de maquiagem: batom vermelho e realeza combinam, sim. "Principalmente se a princesa em questão optar por um acabamento cremoso, e também por uma tonalidade que seja pura, como é o caso do batom de Pauline", diz Rafaella  Crepaldi. Complemente com um blush no estilo corado e prefira um olhar menos marcado.



Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias