Bate-Papo na Web

Saiba como usar o Waze de forma prática e segura no seu dia a dia

Aplicativo facilita a vida dos motoristas para trafegar nas cidades

Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Já me perdi algumas vezes no trânsito quando fui para locais desconhecidos. Sempre ouço falar do aplicativo Waze para evitar esse problema, mas tenho um pouco de medo. É seguro? Como utilizá-lo? Zilda, 71.

É muito fácil utilizar o Waze, app de navegação que facilita bastante a vida de quem dirige. Para usá-lo com segurança, o ideal é comprar um suporte para fixar o celular no para-brisa ou no painel do carro.

Baixe o Waze na loja de aplicativos do seu celular. Antes de começar a dirigir, abra-o e digite o endereço para o qual deseja ir na barra “Para onde?”, na parte de cima da tela. Se preferir, clique no microfone vermelho do lado direito e diga para onde vai.

Além de endereços com nome da rua e número, você também pode digitar ou dizer nomes de locais conhecidos, como parque Ibirapuera, aeroporto de Congonhas e assim por diante. Enquanto digita, aparece uma lista de sugestões. Se já surgir o local certo aonde quer ir, clique em cima. Ou clique em “Buscar”, lá embaixo, e depois no local desejado. Em seguida, clique em “Ir agora”.

O Waze cria uma rota para você chegar até o seu destino com base no trânsito, procurando o caminho mais rápido. Por isso, às vezes ele sugere umas voltas esquisitas. Já houve até casos de pessoas que entraram em lugares violentos e tiveram problemas, mas isso é raro. 

Se não se sentir confortável em entrar em determinada rua, não entre; siga por avenidas maiores, mesmo que tenha mais trânsito, que o Waze recalcula automaticamente o caminho. Basta seguir a linha roxa e os comandos de voz do aplicativo. Ele vai dando avisos como “mantenha a esquerda”, “em 300 metros, vire à direita” etc.

Você pode já deixar cadastrado o seu endereço de casa, do trabalho e favoritos. Clique na lupa no canto esquerdo inferior e depois em “Casa”, digite o seu endereço, clique em cima dele e depois “Definir casa e ir”. Se já estiver em casa, clique em “Parar”.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem