Bate-Papo na Web

Saiba como fazer chamadas de vídeo em grupo no WhatsApp

Para ter boa qualidade da ligação, todos devem ter conexão estável à internet

Rupak De Chowdhuri-9.out.2018/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Uns dias atrás, recebi uma chamada em vídeo no WhatsApp de minhas duas netas ao mesmo tempo. Como posso fazer isso, ligar para várias pessoas na mesma chamada? Elas tentaram me explicar, mas gostaria de ter um passo a passo. Valquíria, 72

Esse é o recurso de chamadas de vídeo em grupo do WhatsApp. Com ele, é possível uma conversa simultânea entre quatro pessoas no máximo (você e mais três pessoas). Existem várias formas de fazer isso. Se a pessoa já está em uma chamada de vídeo com outra pessoa, basta clicar no ícone de “Adicionar participante” (um bonequinho com um sinal de +, no canto direito superior da tela).

Vai aparecer a sua lista de contatos. Selecione quem deseja que entre na conversa e clique em “Adicionar”. Depois que a pessoa aceitar, se quiser, repita o procedimento para acrescentar mais uma pessoa. Também é possível começar uma chamada em vídeo dentro de um grupo que já existe no WhatsApp (mas lembrando que “cabem” no máximo quatro pessoas na ligação).

Para fazer isso, abra a conversa em grupo e clique no ícone de “Nova chamada” (um telefone com um sinal de +, no canto direito superior). Em seguida, selecione no máximo três pessoas do grupo para participar. Depois clique no ícone da camerazinha e aguarde os outros atenderem.

Você também pode começar uma chamada de vídeo em grupo direto pela aba “Ligações”, na parte de baixo da tela. Clique ali, depois no ícone de “Nova Chamada”, no canto direito superior. Selecione “Nova ligação em grupo”, adicione os participantes e depois clique na camerazinha.

Para que a qualidade da ligação seja boa, todos os participantes precisam ter uma conexão estável à internet, com sinal forte. Se apenas um dos participantes tiver um sinal fraco, a qualidade da chamada ficará ruim para todos.

E depois que um participante é adicionado, ele não pode mais ser excluído da conversa em grupo, a não ser que ele desligue –ou que todos desliguem e façam outra chamada.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem