Bate-Papo na Web

Saiba como configurar seu WhatsApp para ler mensagens sem que a pessoa que enviou saiba

Esse recurso funciona só para conversas individuais

Rupak De Chowdhuri-9.out.2018/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dá para alterar a configuração do WhatsApp para que ninguém saiba se eu já li uma mensagem? Oscar, 63

Para quem não sabe, aparecem dois risquinhos azuis no cantinho da mensagem quando ela foi lida pela outra pessoa. Quando a mensagem foi só entregue (chegou ao celular da outra pessoa, mas ela ainda não leu), os risquinhos ficam na cor cinza. E quando a mensagem só saiu do seu celular, mas ainda não foi entregue, aparece só um risquinho cinza.

Mas é possível mudar isso. Se não quiser que os outros saibam que você visualizou a mensagem, em um Android, toque em “Mais opções” (o ícone de três pontinhos), “Configurar”, “Conta”, “Privacidade” e desmarque a “Confirmação de leitura”. Se tiver um iPhone, clique em “Ajustes”, “Privacidade” e desmarque os “Recibos de Leitura”.

Dessa forma, os risquinhos vão ficar sempre cinza, mesmo depois que você ler a mensagem da outra pessoa. Mas você também não vai conseguir ver se as outras pessoas leram o que você enviou, pois os risquinhos ao lado das mensagens delas também ficarão cinza.

E atenção: esse recurso funciona só para conversas individuais. Para conversas em grupo, não é possível desabilitar a confirmação de leitura. Se a pessoa segurar o dedo um pouco em cima da mensagem enviada e clicar em “Dados”, vai aparecer a data e a hora em que os outros leram ou receberam a mensagem.

Se quiser aumentar ainda mais sua privacidade, pode impedir que saibam que horas você entrou pela última vez no WhatsApp. Por padrão, essa informação aparece logo abaixo do nome da pessoa. Para  desabilitar isso, entre na tela de “Privacidade” e clique em “Visto por último”. Selecione quem pode ver esse dado: Todos, Apenas Contatos ou Ninguém.

Da mesma forma, se você não compartilhar essa informação, não conseguirá ver o horário em que os outros estiveram online pela última vez. E tb não é possível evitar que vejam que vc está online –isso aparece na hora embaixo do nome da pessoa.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem