Bate-Papo na Web

Saiba quais são os recursos do Insta para ampliar sua participação nas redes sociais

Um dos mais usados é a função Stories

Thomas White/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não sou usuário de redes sociais, porém desejo ser usuário do Instagram. Coleciono fotos interessantes de vários lugares. Como proceder para colocar meu material na rede? Quero colocar publicidade de minha atividade profissional. Marco Antonio

Na semana passada, comecei a explicação sobre o Instagram. Agora, como prometido, continuo falando sobre mais alguns recursos importantes.

Como no Twitter, as hashtags são muito usadas no Insta. E o que são hashtags? Basicamente, são palavras precedidas do símbolo #. É possível criar uma hashtag com qualquer palavra. Por exemplo, se você postar uma foto de pôr do sol, pode publicar junto a hashtag #pordosol, #pôrdosol ou mesmo #sunset (pôr do sol em inglês).

Quando outra pessoa estiver vendo a sua foto e clicar na sua hashtag, vai ser levada a todas as outras fotos publicadas no Instagram com aquela mesma hashtag. Ou seja, a hashtag é tipo um link que leva para fotos (ou postagens, no caso do Twitter) com o mesmo assunto.

Já os Stories também são muito interessantes. No alto da tela inicial, há uma série de bolinhas com o nome de alguns usuários que você segue. Se clicar nelas, verá pequenos vídeos ou coleções de fotos que esses usuários postaram e que ficam ali em exibição por 24 horas –os Stories.

Para criar um story (e deixar seus vídeos ou fotos em exibição para os usuários que te seguem), clique no ícone da câmera, no canto superior esquerdo. Para tirar uma foto, clique na bolinha na parte inferior da tela. Para fazer um videozinho, clique na bolinha e segure.

Depois toque nos outros ícones do lado da bolinha para adicionar texto, efeitos ou desenhar nas fotos. Se quiser incluir uma foto ou vídeo que você tirou antes, clique no quadradinho com uma foto no canto esquerdo. Quando terminar, clique em “+ Seu story” para compartilhar. Aprenda mais no Help Instagram.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem