Bate-Papo na Web

Saiba como excluir ou bloquear contatos dos aplicativos Messenger e WhattsApp

Apagar pessoas dos contatos não evita comunicação pelos apps

Ilustração
Max Francioli
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma vez excluído ou bloqueado um número de celular do meu aparelho, é possível recuperar mensagens via Messenger ou WhattsApp do número excluído/bloqueado? Sérgio, 45 anos

Apesar de os seus contatos do Messenger, do WhatsApp e da agenda do celular poderem estar interligados de certa forma, eles mantêm independência no que se refere às conversas arquivadas.

Qdo vc bloqueia um contato da sua agenda, a pessoa fica impedida de fazer ligações para vc e enviar mensagens por SMS, mas isso não interfere em nada nas conversas do Messenger nem do WhatsApp. As conversas com a pessoa continuarão do mesmo jeito tanto no Messenger qto no WhatsApp.

Se quiser bloquear a pessoa nesses aplicativos tb, impedindo que ela entre em contato com vc por lá, vc deve fazer isso diretamente em cada app.

Para bloquear alguém no Messenger no Android, clique no nome da pessoa na parte superior da conversa e dp clique em "Bloquear". No iPhone, toque no nome do contato, role a tela para baixo e clique em "Bloquear".

No WhatsApp, é quase a mesma coisa. No Android, abra a conversa, toque no botão "Menu" (mais opções) e selecione "Bloquear". No iPhone, clique no nome da pessoa, role a tela para baixo e clique em "Bloquear Contato". Para desfazer a ação, é só fazer o mesmo caminho e selecionar "Desbloquear contato".

Já qdo vc exclui um contato da sua agenda, isso tb não apaga as conversas do Messenger nem do WhatsApp. A única diferença é que, no WhatsApp, vai desaparecer o nome da pessoa, ficando apenas o número de telefone dela no lugar do nome.

Para localizar uma conversa com alguém cujo contato apagou, abra o WhatsApp e digite algo na linha "Buscar", na parte de cima da tela. Pode ser o nome, o apelido dela ou uma palavra sobre um assunto que vcs conversaram, por exemplo. Ou vá deslizando a tela até localizar a conversa na sua lista.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem